No final deste domingo (6), Elon Musk confirmou no Twitter que vai banir qualquer conta fake que não seja justificada. A decisão do bilionário leva em conta a verificação em massa que deve acontecer com a venda do símbolo de autenticidade.

“Daqui para frente, qualquer Twitter que lidar com a falsificação de identidade sem especificar claramente a ‘paródia’ será suspenso permanentemente”, escreveu Musk em uma publicação. 

publicidade

Leia também!

“Anteriormente, emitimos um aviso antes da suspensão, mas agora que estamos lançando uma verificação generalizada, não haverá aviso”, continuou. “Isso será claramente identificado como uma condição para se inscrever no Twitter Blue.”

publicidade

Além disso, Elon Musk apontou que a mudança de nome do perfil também impactará no selo de verificação, fazendo o símbolo ser suspenso temporariamente. “Qualquer mudança de nome causará perda temporária da marca de verificação verificada”, explicou.

As contas fakes eram uma grande preocupação dos usuários e anunciantes do Twitter. Defensor da liberdade de expressão irrestrita, Elon Musk preocupa ativistas que acreditam que a rede social está perdendo a capacidade de moderação, principalmente com as demissões em massa. 

publicidade
elon musk
Imagem: Twitter

Vale lembrar que outra grande preocupação era a venda do selo de verificação. Na semana passada, Elon Musk disse que o símbolo seria ofertado por meio da assinatura do Twitter Blue e diversas pessoas apontaram que isso aumentaria o risco de dar credibilidade a perfis falsos e contas que disseminavam fake news ou até discurso de ódio.

Aparentemente, a ideia de Musk é diversificar a receita do Twitter, mas acabou fazendo com que a rede social perdesse grandes anunciantes, tendo um impacto direto na receita.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!