5G rápido mesmo a 10 km? Batido recorde de velocidade de mmWave a distância

Com média de 1,75 Gbps, teste de 5G mmWave da Samsung teve picos de 2,75 Gbps
Nick Ellis07/11/2022 22h12
5G mmWave a uma distância de 10 km? Recorde de velocidade é batido na Austrália
5G mmWave a uma distância de 10 km? Recorde de velocidade é batido na Austrália / Imagem: In Green (Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quando se pensa em 5G mmWave, a primeira coisa que vem na mente é uma conexão ultra rápida, mas sem um grande alcance, ou seja, não consegue se manter rápida a maiores distâncias, mas um novo teste feito na Austrália mostra que não é bem assim.

A Samsung Electronics quebrou o paradigma do mmWave ser exclusivo para uso próximo da antena, alcançando velocidades de 1,75 Gbps de download e 61,5 Mbps de upload a uma distância de 10 km da antena. Além disso, vale citar que essa velocidade foi a média do teste, que teve picos com velocidade máxima de 2,7 Gbps.

Leia mais:

Os testes para alcançar essa velocidade com 5G mmWave a uma longa distância foram feitos na Austrália em parceria com a empresa estatal australiana NBN.

Para alcançar o objetivo, foram usadas portadoras de oito componentes (8CC) para agregar o espectro mmWave. Além disso, a Samsung usou sua tecnologia de beamforming, que permite direcionar o sinal.

A antena 5G usada foi uma Compact Macro de 28GHz, que opera em todas as frequências do espectro mmWave. Esse módulo é leve e compacto, como diz o nome, e assim pode ser transportado com facilidade.

Esse teste é uma ótima notícia para quem mora em locais nos quais a conexão ainda é um problema, já que o 5G mmWave com maior alcance poderá trazer no futuro uma conexão mais rápida, mas ainda assim estável.

Imagem: In Green (Shutterstock)

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Nick Ellis
Ex-editor(a)

Nick Ellis foi editor de produtos e reviews do Olhar Digital de 2021 a 2023. Também atuou como editor de veículos e tecnologia do OD, com foco nos mais avançados carros elétricos.