A startup italiana Aehra planeja movimentar o mercado de SUVs de luxo com um novo modelo totalmente elétrico. De início, o utilitário se destaca pela sua autonomia. Segundo a fabricante, são 800 km por carga.

O veículo custará 180 mil euros (R$ 932 mil em conversão direta) e vai concorrer com rivais de peso no segmento. Dois exemplos são o BMW iX e o Mercedes-Benz EQS SUV.

publicidade

Veja também:

Seu chassi monobloco possui 3 m de comprimento e abriga uma bateria de 120 kWh. Segundo o Autocar, atualmente nenhum outro SUV elétrico conta com uma bateria com essa capacidade (a do BMW iX, por exemplo, possui 111,5 kWh).

publicidade

O componente alimenta três motores: um montado no eixo dianteiro e dois na traseira. Essa configuração é o suficiente para gerar nada menos que 794 cavalos.

SUV elétrico com cara de supercarro é apresentado na Itália.
Novo SUV elétrico da startup italiana Aehra. Imagem: Aehra/Divulgação

Uma curiosidade é que o carro será lançado sem nome. Pelo menos esse é o plano para toda a linha de veículos da Aehra. O designer-chefe da marca é um nome conhecido, Filippo Perini, que também atuou como chefe de design da Lamborghini na criação de outro utilitário esportivo, o Urus (que parece que serviu de inspiração para o SUV da startup).

publicidade

O formato da carroceria foi desenhado pensando em eficiência, disse Perini, reduzindo o arrasto aerodinâmico e ajudando no resfriamento dos freios e da bateria. “Criamos um veículo que vai muito além dos padrões convencionais estabelecidos pela indústria automotiva para um SUV”, acrescentou. 

“Usamos uma construção monobloco, que, embora amplamente usada na Itália no passado, agora é normalmente reservada apenas para supercarros. Adotamos uma abordagem igualmente radical na aerodinâmica, que desempenha um papel central no design, nas características de direção e na eficiência do carro”.

publicidade

O modelo também recebeu outros toques exclusivos, como as portas tipo tesoura com abertura para cima.

SUV elétrico com cara de supercarro é apresentado na Itália.
Imagem: Aehra/Divulgação

Por enquanto, a novidade ainda depende de parceiros e fornecedores para sair do papel. Segundo a Aehra, “95% do carro de exibição” será aproveitado no modelo de produção. 

O interior também será revelado apenas nos próximos meses e “será maior que os concorrentes”, diz a marca. O SUV terá espaço para acomodar cinco ocupantes e mede 5,10 m de comprimento.

As entregas estão marcadas para começar apenas em 2025. Um segundo veículo da Aehra com carroceria sedã será revelado em fevereiro. A companhia planeja produzir 25 mil unidade de cada modelo por ano. 

Imagem principal: Aehra/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!