O segmento de micromobilidade, que engloba os meios de transporte para percorrer distâncias curtas, também está nos planos da Honda para o futuro. A ideia da empresa, no entanto, é atender um público mais específico: quem não pode mais dirigir sozinho ou simplesmente não tem interesse em carros no Japão, caso dos idosos, por exemplo, destaca o Bloomberg

A montadora já está testando dois modelos ultracompactos e autônomos no país que podem ajudar os aposentados a recuperar a capacidade de se locomover com mais segurança.

publicidade

Veja também:

A dupla de veículos inteligentes que roda sem um motorista a bordo se chama CiKoMa e WaPOCHI. Como razões para apostar na ideia, a montadora japonesa cita o envelhecimento da população do Japão, aumentando a dependência por meios de transporte mais específicos e seguros.

publicidade
Microcarro autônomo da Honda.
Honda CiKoMa. Imagem: Honda/Divulgação

A Honda começou a usar a novidade primeiro em parques públicos. Segundo a marca, a inteligência artificial dos carros ainda tem dificuldade em viajar em estradas e percursos com baixa iluminação. 

O CiKoMa é o modelo maior, com capacidade para quatro passageiros. Até 2030, a companhia planeja fabricar outras versões, como a com espaço para apenas um ocupante.

publicidade

Como funcionará o veículo?

O passageiro liga para uma das unidades usando o celular e aguarda até que o carro chegue sozinho até o seu destino usando IA (bem no estilo Cyberpunk). O CiKoMa será equipado com câmeras que eliminam a necessidade de se guiar por mapas. O carro “robô” contará ainda com sensores que analisam e decidem as melhores rotas em tempo real.

No estado atual, os modelos da Honda se parecem mais com carrinhos de golfe, entretanto, a empresa acredita que máquinas como essa vão desempenhar um papel importante em ambientes urbanos na próxima década. 

publicidade

Saiba mais sobre o que o CiKoMa pode fazer no vídeo abaixo.

Imagem principal: Grisha Bruev/Shutterstock

Via: Bloomberg

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!