Em geral, a melhor época do ano para se observar um planeta é durante sua oposição, que é quando ele está do lado oposto do Sol em relação à Terra (que fica entre os dois corpos celestes). Nesta quarta-feira (9), quem estará nessa fase será Urano, e com um detalhe muito especial: isso vai acontecer apenas um dia depois de sua ocultação lunar.

Na ocasião, o penúltimo planeta do Sistema Solar vai chegar a 18.69 Unidades Astronômicas (UA) da Terra, o que equivale a “somente” 2,9 bilhões de km daqui. De acordo com o guia astronômico In-The-Sky.org, nesse momento, seu disco vai medir 3,8 arcsecs de diâmetro, brilhando na magnitude de 5,7.

publicidade
Posição de Urano no céu desta quarta-feira (9), em seu ponto mais alto, a 50º acima do horizonte a norte, por volta das 23h45. Imagem: Stellarium

Posicionado na constelação de Áries, Urano estará visível a partir das 20h, até às 3h35, atingindo seu ponto mais alto no céu por volta das 23h45, a 50º acima do horizonte a norte. (Todos os horários aqui mencionados têm como referência o fuso de Brasília).

Além disso, o planeta também está em pleno movimento retrógrado, desde o dia 24 de agosto até o dia 22 de janeiro de 2023. Esse é um processo pelo qual seu movimento para o leste através do céu noturno é interrompido, mudando sua trajetória para oeste, no que é conhecido como “laço” retrógrado – assim chamado porque, durante o curso percorrido, o planeta parece formar um laço no céu.

publicidade

O colunista do Olhar Digital Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), explica que o movimento retrógrado dos planetas é apenas ilusório e é causado pelo curso da Terra em torno do Sol.

Leia mais:

publicidade

À medida que ela circunda o astro, nossa perspectiva muda, e isso faz com que as posições aparentes dos objetos celestes se alterem de um lado para o outro no céu, o que se sobrepõe ao movimento de longo prazo do planeta em direção ao leste através das constelações.

“Por estar em uma órbita mais interna e, consequentemente, mais rápida, a Terra ultrapassa Urano a cada 370 dias, aproximadamente. E quando isso acontece, Urano parece estar caminhando no sentido contrário no céu por alguns dias. Isso ocorre com todos os planetas com órbitas mais externas à Terra”, descreveu. Quanto mais longe do Sol, mais tempo o planeta passa em movimento retrógrado.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!