Imagine ser possível fazer sexo no espaço, é isso que cientistas chineses planejam descobrir. As informações do South China Morning Post publicadas hoje mostram que pesquisadores da China querem enviar macacos à Estação Espacial Chinesa para realizar o experimento reprodutivo. O objetivo é estudar as capacidades de adaptação, como crescimento e reprodução, dos organismos a microgravidade. O estudo também já realizou testes com criaturas menores.

Os animais serão enviados para Wentian, módulo em que se encontram os gabinetes de experiências biológicas da estação. Os laboratórios são adaptados para receber algas, peixes e caracóis, mas podem ser expansíveis e reconfigurados para receber os macacos. O estudo será conduzido pelos astronautas que terão que cuidar de uma série de coisas. “Os astronautas precisarão alimentá-los e lidar com o lixo” aponta Kehkooi Kee, professor de medicina da Universidade de Tsinghua que liderou um experimento com células-tronco em órbita.

Os estudos liderados por Zhang Lu, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências em Pequim, surgem em resposta a planos futuros. Com planos de assentamentos em órbita de Marte e da Lua, saber como os organismos se desenvolveriam nesses lugares é essencial. A pesquisa entretanto encontra uma dificuldade, os macacos cooperarem. Tanto a viagem, quanto o local onde eles viveram pode representar fatores de estresse para os animais e consequentemente o fracasso do estudo. 

Outro desafio está na dificuldade dos indivíduos ficarem próximos o suficiente para reproduzirem no espaço. A baixa gravidade torna essa aproximação mais difícil do que se feita aqui na Terra.

publicidade

Leia Mais!

Reprodução no espaço é dúvida antiga

A dúvida se a reprodução no espaço é possível não é recente. Saber se os organismos podem se reproduzir no espaço é uma questão desde a Guerra Fria quando a Rússia mandou camundongos para uma viagem espacial. Algumas das espécimes dele apresentaram sinais de gravidez, mas elas nunca chegaram a dar à luz. Em 1992 a NASA também enviou um casal de astronautas para Estação Espacial Internacional, mas segundo a agência, até então caso de sexo no espaço não foi registrado. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!