O tiro saiu pela culatra: contas falsas de empresas usam selo de verificado no Twitter

Perfis falsos se aproveitaram das mudanças na verificação para se passar por empresas e personalidades
Por William Schendes, editado por Adriano Camargo 11/11/2022 11h00
jesus-conta-falsa-capa.png
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Com as alterações no selo de verificado do Twitter, a rede social passou a comercializar essa verificação por uma assinatura mensal que custará US$7,99, e alguns trolls se aproveitaram da situação para criarem contas falsas de empresas e personalidades contendo o tal selo, e assim enganaram usuários desatentos.

A principal preocupação de Elon Musk ao comprar o Twitter era justamente relacionada à quantidade de contas falsas presentes na rede social. Com os recentes casos de contas fakes e verificadas parece que o tiro saiu pela culatra para o bilionário. Afinal, com as mudanças, a rede social deu um empurrão a mais para disseminar informações dessas contas falsas.

Leia mais:

Por exemplo, uma conta falsa do Twitter chamada @nintendoofus alterou seu nome de exibição para “Nintendo of America” e mudou a foto de perfil para a mesma imagem utilizada pela conta oficial da Nintendo na América (@NintendoAmerica), deixando a conta muito semelhante à verdadeira. 

A conta falsa começou a publicar diversas informações falsas como notícias falsas relacionadas a lançamentos de jogos, como um novo jogo de Mario Party Galaxy, uma imagem do personagem bigodudo da Nintendo mostrando o dedo do meio e um retweet dizendo “parece uma merda” sobre uma publicação da rival @Playstation que postou uma imagem de seu mais recente lançamento, God of War Ragnarök. 

A conta da Apple também foi falsificada:

A Valve, empresa de games por trás da Steam, teve uma conta falsa e verificada criada, a @valvesotfware. O usuário que bate o olho pode não perceber que as letras t e f estão em posições alteradas e nesse caso é a única diferença entre a conta falsa e a original.

Com o falso perfil, os trolls twitaram o anúncio de um novo projeto chamado “Ricochet: NeonPrime”.

(Imagem: Reprodução)

A Rockstar foi outra empresa de games que teve uma conta falsa verificada criada na rede social:

(Imagem: Reprodução)

Outras contas falsas incluem algumas personalidades como o jogador de basquete LeBron James, o arremessador de beisebol Aroldis Chapman, o jogador de hockey da NHL, Connor McDavid, o ex–presidente norte americano Donald Trump e sobrou até para Jesus Cristo. Confira abaixo:

(Imagem: Reprodução)
(Imagem: Reprodução)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.