Um vídeo impressionante captado pelo circuito de câmeras de Guangdong, na China, mostra um Tesla Model Y tentando estacionar e depois acelerando fora de controle até 150 km/h. Desde o dia 5 de novembro, data do acidente que matou duas pessoas e feriu três, algumas especulações sobre o caso envolvendo o crossover elétrico circulam na internet.

Com pouco mais de 30 segundos de duração, o clipe mostra o motorista tentando desviar de outros veículos, antes de derrubar um ciclista, um motociclista e colidir com um pequeno caminhão. No fim, o utilitário que recebeu nota máxima de segurança na Europa derrapa e finalmente para após bater contra um prédio.

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O Tesla Model Y percorreu 2,6 km antes de bater e parar. Imagem: Weibo/Reprodução

O condutor de 55 anos sobreviveu sem ferimentos e alega que o culpado foi o pedal de freio, que não teria funcionado. A Tesla, por sua vez, já confirmou que vai auxiliar as autoridades a investigar o que de fato causou o acidente envolvendo o SUV.

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Resposta inicial da Tesla

De início, a montadora confirmou que já apurou os registros do carro, que mostram que o pedal de freio não foi acionado durante o incidente. Na realidade, o pedal do acelerador estava pressionado “por uma parte siginificatica do evento”, disse a empresa em seu relatório.

A fabricante de carros elétricos acrescenta que o vídeo também mostra que as luzes de freio não aparecem ligadas nas imagens que mostram a traseira do veículo em movimento, indicando que o erro provavelmente foi do motorista.

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Imagem: Weibo/Reprodução

A polícia de Guangdong informou que também avaliará os registros e imagens para determinar a causa do problema.

Caso recorrente

Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que a Tesla enfrenta acusações sobre possíveis falhas no freio. Em 7 de novembro — dois dias depois do acidente citado acima —, outro proprietário de um Tesla da província de Jiangsu, leste da China, alegou na rede social Weibo que também experimentou uma perda repentina de controle. Segundo o motorista, seu carro acelerou por cerca de 1,8 km e parou à força ao bater na lateral da pista.

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Outras denúncias similares nos EUA também foram examinadas de perto pela NHTSA. A conclusão foi que a aceleração repentina era causado por erro dos motoristas na hora de pressionar os pedais, o que, segundo a entidade, causa pelo menos 16 mil acidentes por ano no país.

A Tesla chegou a publicar uma postagem no seu blog oficial afirmando não existe “aceleração involuntária” nos seus veículos.

E o Autopilot?

Entre as especulações sobre o acidente na China, muitos disseram que o Model Y estava estacionando sozinho quando apresentou o problema, ou que estava com o Autopilot acionado, o polêmico sistema de direção autônoma da Tesla. 

Segundo a apuração do Electrek, a forte aceleração vista no vídeo não é uma característica comum do piloto automático. Com um toque no freio, os dois recursos também seriam imediatamente desativados pelo carro, acrescenta o portal.

No fim, a hipótese que faz mais sentido no momento é a de erro humano. Provavelmente, o motorista pressionou o pedal errado e continuou acelerando em pânico. Caso tivesse apertado os dois pedais simultaneamente, o sistema de segurança do Model Y também teria cortado imediatamente a aceleração.

Imagem principal: Weibo/Reprodução

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