O Young Supernova Experiment (YSE), uma colaboração internacional entre os principais investigadores de supernovas, permitiu que os cientistas descobrissem um buraco negro de peso médio, em uma galáxia anã, localizada a um milhão de anos-luz, em uma situação bem inusitada: durante o consumo de uma estrela que estava nos arredores do buraco negro.

Segundo a declaração dos pesquisadores, essa descoberta pôde ser detectada graças ao Evento de Interrupção das Marés que ocorre quando a estrela se aproxima de um buraco negro supermassivo e sofre uma espécie de “espaguetificação”, responsável por distorcer a matéria da estrela e destruí-la conforme é levada para o centro do fenômeno.

Conforme o número de buracos negros aumentam e se espalham pelo Universo, a tendência é de que esse tipo de evento seja cada vez mais frequente. O evento envolvendo a estrela e o buraco negro só se tornou visível porque liberou muita radiação e energia, e isso propagou um clarão enorme, como em uma explosão.

A explosão foi tão poderosa que chamou toda a atenção dos astrônomos que observavam a galáxia anã. Cruzar com esse tipo de evento ajuda a entender sobre a relação que os buracos negos de peso médio têm com suas galáxias e como encontrar outros fenômenos como esse.

buraco-negro-consome-estrela
Imagem: Buraco negro consumindo uma estrela. Créditos: European Southern Observator (ESO)

De acordo com os pesquisadores, essa oportunidade foi “notável e rara”. Além disso, eles esperam que com os dados registrados e reunidos a partir desse fenômeno, eles possam captar mais fenômenos intermediários consumindo estrelas. Outra esperança está em descobrir como os buracos negros supermassivos crescem, tornam-se tão grandes, e qual é o papel que eles desempenham no centro de suas galáxias.