No TikTok, um fenômeno está se tornando cada vez mais popular e se espalha entre os criadores de conteúdo da plataforma: o uso de jargões famosos da televisão como “episódio filler” e “personagem principal”.

Por exemplo, uma influenciadora em particular postou um vídeo em que olha para janela sentada num ônibus e a legenda dizia “que p**** está acontecendo nesse episódio filler”. O conteúdo rapidamente ganhou notoriedade e recebeu mais de 250 mil visualizações.

publicidade

Talvez a tag “episódio filler” explique o viral, já que possui mais de 22 milhões de visualizações no TikTok. Isso comprova a popularidade que os jargões da televisão estão atingindo na plataforma, algo que está basicamente trazendo sentido às vidas dos jovens.

“Usamos esses termos de TV porque nosso mundo é absurdo ao nosso redor. Estamos na era do ‘pico da TV’, onde tantas pessoas a estão consumindo”, afirma Amanda Brennan, bibliotecária de memes e diretoria sênior da XX Artistas, agência de marketing digital, em entrevista ao site Mashable.

publicidade

Para aqueles que não conhecem o termo, “episódio filler” seria aquele capítulo de preenchimento de um programa, com uma história que não afeta em nada o enredo principal. Nesse sentido, o jargão se tornou um sinônimo para momentos tediosos e monótonos da vida.

Imagem: Reprodução/Shutterstock
Imagem: Reprodução/Shutterstock

Diante disso, muitos desses termos em uma linguagem de cultura popular se tornaram uma tendência no TikTok e na internet em geral nos últimos anos. Com a pandemia da covid-19, pensar em si mesmo como um personagem principal da história de sua vida acabou sendo um mecanismo de defesa para muitas pessoas durantes os dias mais intensos de isolamento social.

publicidade

Com isso, o vocabulário que incorpora a linguagem de televisão se tornou uma forma de narrativizar a vida pelas redes sociais. Além do termo “episódio filler”, os Tiktokers também costumar usar frases com “episódio cruzado” e “spin-off” e as filmagens dos vídeos precisam ser “escritos” para o consumo em uma plataforma digital, da mesma forma que um episódio de um programa televisivo passa no processo.

“Como o vídeo se tornou uma forma influente de comunicação, parece que você está consumindo a vida de seus amigos como programas de TV”, explicou Brennan. “Todo esse consumo de vídeo social combinado com o consumo de entretenimento pode criar essa grande e bela sopa em seu cérebro de ‘ah não, minha vida também é um programa de TV'”, completou.

publicidade

Nesse contexto, a questão também se torna uma forma das pessoas comentarem sobre suas vidas online no TikTok sem passar informações muito pessoais. Em um vídeo com quase 2 milhões de visualizações, a legenda diz: “Minha melhor amiga atualmente trabalhando em sua história de vida universitária enquanto estou apenas esperando o episódio de Halloween para que eu possa fazer uma participação especial.”

@kiahallaire

Not going to college things 😀 @hollyp_12 #college #halloween #sitcoms #fyp #foryou

♬ original sound – Aung

Assim, os vídeos do TikTok acabam construindo uma linguagem compartilhada. Alguns usuários não vão descobrir tudo o que acontece em uma relação de amizade mostrada por um tiktoker, mas vão entender o que significa um “episódio cruzado” com outro amigo. Essa é aquela famosa maneira de se identificar com a história exibida nas telas.

Leia também:

“É como um conjunto de nível de linguagem onde você pode falar sobre esses sentimentos que está tendo com alguém no TikTok. Alguém pode pegá-lo e dizer ‘OK, eu sei do que isso está falando'”, argumentou Brennan.

Dessa forma, a tendência “escritor da minha própria série” é também uma maneira de ser um espectador da própria vida, que passa como um programa de televisão pelos olhos de outras pessoas. Tendências que ganham força no TikTok e outras redes sociais.

Informações via Mashable

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!