O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 neste domingo (20) contou com a aplicação da prova de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Entre as questões, alguns temas curiosos foram abordados como buracos negros e reciclagem. No entanto, a falta de questões sobre o meio-ambiente repercutiu nas redes sociais. 

Uma das questões mais curiosas imagina um cenário em que o Sol seria substituído por um buraco negro e questiona o que aconteceria com os planetas do sistema solar. Apesar de drástica, a substituição não causaria uma mudança imediata na órbita dos astros. Tanto que a resposta certa, segundo professores do Guia do Estudante, é de que “eles manteriam suas órbitas inalteradas”.

publicidade
Imagem: Shutterstock

Outra pergunta que chamou atenção é uma que fala sobre o uso de garrafas PET como sistema de iluminação para quem não tem luz elétrica e cita a criação da “lâmpada ecológica” criada pelo brasiliro Alfredo Moser. A curiosa engenhoca utiliza a refração do sol para iluminar ambientes.

Outros destaques do Enem 2022 em ciências da natureza foram perguntas sobre placas voltaicas e a redução de energia, os desastres nucleares de Chernobyl e Fukushima e ainda a produção de etanol. No geral, segundo os especialistas do site, a prova foi considerada bastante densa e difícil, mas com uma boa diversidade de temas.

publicidade

Leia mais:

Enem 2022: conheça o exame

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem por objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Podem participar alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

publicidade

Ao longo dos anos, o Enem tornou-se uma das principais portas para o ingresso ao ensino superior no Brasil. Por meio do exame, os candidatos podem participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!