Se você for um usuário assíduo das redes sociais nos últimos anos, provavelmente já se deparou com vídeos de receitas culinárias exóticas. No TikTok, esse tipo de conteúdo está ganhando força e chama a atenção de muitos usuários.

Um dos tiktokers que seguem esse estilo é o criador Eli Betchik, de 23 anos. Quando esteve em uma escola de arte em Cleveland, nos EUA, o influenciador notou que o conteúdo de receitas inimagináveis poderiam servir para uma carreira pela internet.

publicidade

Leia também!

“Eu estava perfeitamente disposto a comer coisas aleatórias para o entretenimento de meus amigos. Eu pegava um pacote de ketchup da lanchonete e chupava ou comia um pedaço inteiro de queijo parmesão”, afirmou Betchik, em entrevista ao The Verge. “Quanto mais eu fazia isso, mais eu percebia que poderia fazer isso na internet. Achei que seria capaz de entreter as pessoas”, completou.

publicidade

Atualmente trabalhando em uma joalheria, Betchik se tornou amigo de alguns artistas performáticos na escola de arte. As exibições gastronômicas do criador popularizaram e viraram seu próprio modelo de arte, especialmente após chegarem ao TikTok.

As primeiras postagens traziam uma série de receitas inusitadas, como maionese frita e macarrão lámen cozido em leite com chocolate, e foram enviadas para um pequeno círculo de amigos. Depois de alguns meses, os vídeos de Betchik chegaram ao TikTok e ganharam milhões de visualizações.

publicidade

O primeiro vídeo do criador que se tornou um verdadeiro viral no TikTok veio em 2021, em que Betchik cria uma receita de “purê de batata com queijo”. Na culinária exótica, ele mistura batatas da marca Lays cozidas em água com vinagre de vinho de arroz. O clipe dividiu opiniões dos usuários pelas redes sociais, mas foi assistido mais de um milhão de vezes e ajudou o perfil a receber ainda mais seguidores.

Betchik falou sobre a atração que as pessoas sentem ao ver seus vídeos. “É muito desgosto, realmente – fascínio de nojo”, disse ele. “Eu sou muito comparado a um acidente de carro ou trem, onde as pessoas não conseguem desviar o olhar, o que eu gosto muito de escutar”, acrescentou.

publicidade

A maioria dos criadores que seguem esse estilo afirmam que a fama não é o fator principal que leva à criação de receitas exóticas, mas a curiosidade que envolve a mistura de alimentos. Por outro lado, a indignação que os vídeos causam nos usuários é inegável.

@sashaandnate

#duet with @myjanebrain 🗣🔊YOU HAVENT COOKED THE NOODLESS🔊🗣

♬ original sound – JaneBrain

É possível ver versões desse estilo de receitas exóticas. Outros canais do TikTok começaram a produzir conteúdo que se tornam sátiras culinárias na plataforma e os vídeos também conseguiram atingir uma certa popularidade.

Enquanto isso, alguns tiktokers alegam que essa produção envolve trazer receitas terríveis propositalmente para desafiarem a si mesmos. Além disso, essa poderia ser uma experiência culinária para melhorar o produto final.

De acordo com especialistas, conteúdos que geram indignação nos usuários se tornam um sucesso em uma sociedade baseada na atenção. “Quando estamos navegando pelas postagens de mídia social, acho que há algo sobre negatividade e dor que pode capturar melhor nossa atenção”, disse Steve Rathje, pesquisador de pós-doutorado em psicologia na Universidade de Nova York.

“A mídia social pode estar criando incentivos perversos para a criação de conteúdo polarizador”, explicou Rathje. “porque esse é o tipo de conteúdo que chama a atenção online”, complementou.

Informações via The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!