O TikTok está sofrendo com questões envolvendo a segurança de menores de idade na plataforma. Segundo um levantamento da equipe Atlas VPN, a mídia social removeu quase 50 milhões de vídeos devido à segurança de menores no segundo trimestre deste ano.

Os dados foram encontrados no relatório publicado recentemente pelo TikTok Community Guideline Enforcement. Na análise, é ressaltado os esforços da plataforma em impor seus termos de serviços e na construção de um ambiente seguro para os usuários.

Imagem: Reprodução/Atlas VPN
Imagem: Reprodução/Atlas VPN

Durante abril e junho de 2022, o TikTok excluiu no total mais de 113 milhões de vídeos, com as programações automatizadas de segurança do aplicativo removendo 48 milhões. Enquanto isso, a equipe de moderação da plataforma foi responsável por retirar mais de 65 milhões de conteúdos.

Com isso, os vídeos do TikTok removidos por problemas de segurança com menores representam cerca de 44%, quase a metade do total do segundo trimestre de 2022. No resto dos conteúdos excluídos, as razões passam por comportamento odioso, extremismo, conteúdo violento e gráfico, vídeos que mostram suicídio e atos perigosos, nudez adulta, assédio e intimidação, entre outras questões.

publicidade

Leia também:

Várias contas do TikTok se concentram em postar conteúdos danosos ou que contém algo sexual e pode ser prejudicial para os mais jovens. No total dos vídeos removidos por segurança ao público dessa faixa etária, quase 76% envolviam nudez e atividade sexual relacionado a menores. Por outro lado, 92% desses vídeos foram excluídos antes de receberem uma única visualização.

Apesar de ser uma das plataformas mais populares dos últimos anos, o TikTok vem, de fato, sendo criticado devido às políticas de privacidade que podem ser perigosas para o público de menores de idade da rede social. De acordo com a Forbes, algumas contas do app estão escondendo material de abuso sexual infantil, com o objetivo de ocultar a visibilidade da moderação.

Informações via Atlas VPN

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!