Estamos imersos em telas. Celular, computador, tablet, TV… Passamos o dia pulando de um dispositivo para outro e de uma tela para a outra. Por mais que aparelhos agilizem a nossa vida, esse estilo de vida traz consequências à saúde e a falsa miopia é uma delas.

A boa notícia é que essa condição, geralmente, não precisa de tratamento e nem de óculos. Só exige mudanças de hábitos. Para entendê-la, o Olhar Digital conversou com o Dr. Fabrício Penha, oftalmologista do Hospital Regional de Piracicaba (HRP). O médico explica o que é a falsa miopia, quais são seus sintomas e como se prevenir.

publicidade

Leia mais:

O que é falsa miopia

A falsa miopia é o embaçamento da visão de longe. Isso acontece quando a musculatura que existe dentro do seu olho fica fadigada, após muitas horas de uso da visão de perto.

publicidade

“Se chama ‘falsa miopia’ porque, na verdade, é uma condição transitória, que pode durar algum tempo. Por exemplo: você pode ter sintomas num dia e no outro não ter. A miopia verdadeira não é assim, ela é permanente.”

Dr. Fabrício Penha, oftalmologista do Hospital Regional de Piracicaba (HRP)

O oftalmologista também ressaltou que o uso excessivo de telas não é o único responsável pela condição. Segundo ele, pessoas que passam muitas horas lendo – mesmo em páginas impressas – também estão sujeitas à falsa miopia. Isso acontece porque a leitura também exige o uso da visão de perto.

Outro ponto esclarecido pelo Dr. Penha foi em relação ao uso da palavra “falsa” para se referir à condição. E ele também contou o que faz, durante uma consulta, para determinar se a miopia é “de verdade” ou não.

publicidade

“[Usar a palavra] ’falsa’ é maneira de dizer, porque a miopia está lá, só que é transitória. No consultório, quando o paciente tem essa queixa, eu pingo um colírio que relaxa a musculatura do olho. Se a miopia desaparecer, é porque era falsa. É assim que se determina.”

Dr. Fabrício Penha, oftalmologista do Hospital Regional de Piracicaba (HRP)

Quais são os sintomas

Close nos olhos de uma pessoa
Além do embaçamento, a falsa miopia pode causar sensações de cansaço e ressecamento dos olhos (Imagem: Pexel)

O principal sintoma da falsa miopia é, justamente, o embaçamento da visão de longe. Mas ele pode vir acompanhado de sensações de cansaço, peso e até mesmo ressecamento, de acordo com o oftalmologista do HRP.

Esses sintomas se manifestam quando o estilo de vida da pessoa usa muito a visão de perto. É esse excesso que acaba sobrecarregando a musculatura interna dos olhos.

publicidade

Como se prevenir (e remediar)

O médico explicou que pessoas acometidas pela falsa miopia, geralmente, não precisam usar óculos nem fazer tratamento para resolvê-la. Basta adotar mudanças simples de hábito na rotina.

“A pessoa [com falsa miopia] precisa fazer pausas de cinco a dez minutos ao longo do dia, após uma ou duas horas de trabalho. Essas pausas vão servir para relaxar a musculatura do olho.”

Dr. Fabrício Penha, oftalmologista do Hospital Regional de Piracicaba (HRP)

O oftalmologista acrescentou que, em alguns casos, o uso de colírios também pode ser uma boa – não aqueles com remédio, mas sim os chamados “lágrimas artificiais”.

“Em alguns casos, o uso desse tipo de colírio pode ajudar tanto a nitidez visual quanto a sensação de cansaço e ressecamento.”

Dr. Fabrício Penha, oftalmologista do Hospital Regional de Piracicaba (HRP)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!