Um usuário conseguiu fazer o jogo GTA: Vice City Stories rodar em um relógio inteligente, a partir de um emulador de PSP. O feito envolveu o game para console portátil da Sony na tela de um Galaxy Watch 4 da Samsung e muita vontade de prova de conceito, já que a jogabilidade é bem ruim em uma tela tão pequena.

Existe uma afirmação antiga na internet, que questiona se um produto específico roda Doom. O game de tiro de 1993 já foi instalado e funcionou em caixa eletrônico, calculadora científica, iPod, câmera fotográfica, dentro do Minecraft e até em um teste de gravidez. Os usuários então resolveram mudar o desafio e um deles conseguiu colocar GTA: Vice City Stories em um relógio.

publicidade

Leia mais:

O usuário tem nome de Maksim Anufriev e ele conseguiu fazer um Galaxy Watch 4 utilizar seu Exynos W920 para rodar o emulador PPSSPP, no Wear OS 3.0 (que usa Android como base) e com os pacotes de correção de segurança de novembro deste ano. O chip foi lançado em agosto de 2021, tem processador de dois núcleos em até 1,18 GHz e é o primeiro componente deste tipo com cinco nanômetros para uso exclusivo em relógios inteligentes. Atualmente ele também está no Galaxy Watch 5.

publicidade

GTA: Vice City rodou quase sem engasgos

A GPU é uma Mali-G68 e a capacidade dela é de lidar com telas de até 960 x 540 pixels. Isso parece ser o suficiente para emular o funcionamento do PSP, antigo console portátil da Sony e que recebeu GTA: Vice City Stories – que depois foi portado para outras plataformas. No smartwatch o game funcionou sem muitos engasgos, mas o responsável pelo feito afirma que existem momentos ondem a taxa de quadros por segundo cai.

Mesmo que rodando bem, os controles para o jogo ficam na tela em botões virtuais e isso praticamente impossibilita a jogatina. De qualquer forma, instalar um game pesado em um relógio inteligente é prova de que o Exynos W920 é realmente poderoso – poderia gastar menos energia, né?

publicidade

Via Droid Gamers.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!