Um usuário chamado Jason Scott criou um emulador online de PDA com base no sistema operacional da Palm, o Palm OS. Até agora foram enviados mais de 560 programas para este software e a interface de usuário será um deleite para quem viveu os anos 90 e começo dos anos 2000, ou então uma experiência para que você jovem veja como eram os smartphones de antigamente.

A interface e o visual de um sistema operacional como o iOS ou o Android, software feito para um celular inteligente, não foi sempre essa que você conhece. Antes de 2007, quando Steve Jobs mostrou ao mundo como era o iPhone, as pessoas utilizavam outros aparelhos com uma cara um tanto diferente.

publicidade

Leia mais:

Nomes de peso dominavam o mercado, com a Palm e a Nokia, sendo que nenhum deles está mais presente para contar a história – a Nokia sim, mas muito diferente e muito menor do que já foi no passado. Se você quiser ter uma pequena experiência sobre estes aparelhos, saiba que existe um emulador dentro do Internet Archive para rodar parte do Palm OS.

publicidade

Emulador roda um PalmPilot no navegador

O dispositivo almejado pelo emulador é o PalmPilot, criado pela Palm em 1997 e que representa bem a segunda geração de PDAs da Palm – era assim que a gente chamava “smartphone” antigamente. Em sua ficha técnica, o aparelho tem processador de 16 MHz, 512 KB de memória (sim, KB e não MB, nem GB), tela com resolução de 160 x 160 pixels e sensível ao toque de uma caneta stylus, além de ter a possibilidade de trabalhar com um modem para internet de 14,4 kbit/s.

Jason Scott afirma ter enviado para a web mais de 560 apps feitos para o Palm OS e disse que o trabalho para fazer tudo funcionar no Internet Archive levou cerca de seis meses. A lista de aplicativos inclui nomes conhecidos como Dope Wars, Space Trader e Graffiti, além de outros bem básicos como calculadora, navegador e gerenciador de e-mail.

publicidade

Você pode abrir o emulador clicando aqui e escolhendo qual app quer rodar. Ele funciona tanto no PC, como no navegador de sua preferência em smartphones modernos. Eu testei em um iPhone e no Android, com ambos os casos funcionando perfeitamente.

Via: Engadget.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!