O governo americano, por meio da Comissão Federal de Comunicações (FCC), proibiu a venda de equipamentos dos fornecedores chineses de telecomunicações e videovigilância Huawei, ZTE, Hytera, Hikvision e Dahua devido a “riscos inaceitáveis ​​para a segurança nacional”.

“A Comissão Federal de Comunicações adotou novas regras que proíbem equipamentos de comunicação considerados como representando um risco inaceitável para a segurança nacional de serem autorizados para importação ou venda nos Estados Unidos”, diz o comunicado de imprensa da FCC.

Leia mais:

“Essas novas regras são uma parte importante de nossas ações contínuas para proteger o povo americano de ameaças à segurança nacional envolvendo telecomunicações”, comentou a presidente J. Rosenworcel.

publicidade

A proibição dos EUA abrange não apenas as empresas-mãe, mas também suas subsidiárias e afiliadas.

“As novas regras proíbem a autorização de equipamentos por meio do processo de Certificação da FCC e deixam claro que tais equipamentos não podem ser autorizados pelo processo de Declaração de Conformidade do Fornecedor ou ser importados ou comercializados sob regras que permitem a isenção de autorização de equipamento”, informa a FCC.

Os EUA anteriormente acusaram a Huawei de roubar propriedade intelectual, dados de pesquisa e desenvolvimento e de plantar backdoors em seus produtos que potencialmente permitiriam ao governo de Pequim executar operações de espionagem.

A tecnologia de telecomunicações da empresa (5G em particular) e da ZTE foi banida ou excluída nos últimos anos em vários países, incluindo Austrália, Nova Zelândia, Índia, Japão, EUA, Canadá, Romênia e Reino Unido.

Há quatro anos, alguns membros da União Europeia também expressaram preocupação com as ameaças à segurança da tecnologia fornecida pela Huawei e ZTE e excluíram as duas empresas da licitação para vários projetos.

Imagem: Shutterstock

Porém, a Huawei não foi banida em toda a Europa, já que alguns países dependem da empresa para obter peças essenciais para operadoras de telecomunicações, mas vários membros aprovaram legislação para limitar os riscos dos fornecedores chineses de equipamentos de telecomunicações.

A fabricante de câmeras de vigilância Dahua foi adicionada à ‘Lista de Entidades’ do Departamento de Comércio dos EUA em outubro de 2019, mas as vendas de seus equipamentos para consumidores e empresas americanas privadas não foram proibidas.

Em março de 2021, a FCC incluiu todas as cinco empresas agora proibidas de ter presença no mercado dos Estados Unidos em sua lista de equipamentos e serviços de comunicação, por serem “consideradas como um risco inaceitável para a segurança nacional dos Estados Unidos Estados Unidos ou a segurança e proteção das pessoas dos Estados Unidos”.

Isso significa que subsídios federais não poderiam mais ser usados para comprar equipamentos dessas empresas.

Todos os quatro membros da FCC, que têm diferentes orientações políticas, votaram de forma unânime pela adoção das novas medidas contra as cinco empresas de tecnologia chinesas.

Uma declaração da Hikvision para o China Daily diz que a decisão da FCC não tem impacto na segurança nacional dos EUA, mas afetará pequenas empresas, autoridades locais, distritos escolares e consumidores individuais, pois incorrerão em custos mais altos para tecnologia semelhante.

A Dahua Technology USA, por enquanto foi a única a comentar a proibição em declaração:

A Dahua continua revisando a ordem da FCC, mas com base em nossa análise atual, acreditamos que as ações tomadas na ordem vão muito além da autoridade estatutária da Comissão e farão pouco ou nada para proteger a segurança nacional dos EUA.

No entanto, o pedido da FCC não afeta os produtos que já estão autorizados e deixa aberto um caminho para a Dahua garantir autorizações para produtos adicionais no futuro, desde que não sejam comercializados para segurança pública, instalações governamentais, infraestruturas críticas ou para fins de segurança nacional.

Dado que os produtos da Dahua não são comercializados atualmente para esses fins e não o são há vários anos, estamos razoavelmente confiantes de que este pedido nos permitirá continuar a atender a maioria de nossos clientes nos Estados Unidos nos próximos anos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!