Prós
  • Bom desempenho para sua faixa de preço
  • Excelente duração da bateria
  • Garantia de atualização de software e OS por vários anos
Contras
  • Tela decepcionante
  • Sem sensor de impressão digital

Após passar bastante tempo longe do mercado de tablets, a Nokia retornou com um novo produto para esse segmento. O Nokia T20 é um tablet bem acessível para tarefas básicas e voltado para o consumo de conteúdo em áudio e video, seja para trabalho, estudo ou entretenimento. Eu o classificaria como algo entre um aparelho básico e intermediário, ainda mais pelo preço na faixa dos R$ 1.200 no varejo.

Ao testá-lo ao longo das últimas semanas, vi um produto com um custo-benefício razoável e uma bateria realmente gigantesca, que é o seu maior diferencial em relação a produtos similares e concorrentes. Mas há um porém que já adianto no início deste review: a tela é seu calcanhar de Aquiles.

Leia também:

Review do Nokia T20 em vídeo

Gostei bastante da bateria, design e acabamento. No entanto, como estamos falando de um tablet claramente voltado a tarefas mais básicas e ao consumo de conteúdo e entretenimento, a tela é simplesmente importante demais para ser apenas um “pequeno” detalhe neste review.

publicidade

Mas, vamos passar primeiro pelas partes boas e dar uma olhada nas especificações gerais. Como um ponto positivo, já vale destacar que a Nokia se comprometeu a vários anos de atualização de software para esse dispositivo, o que, naturalmente, aumenta seu tempo de vida.

Bateria de 10 horas de uso contínuo

Vamos direto ao melhor deste tablet: sua bateria. Como já disse, a bateria é de longa duração, com 8.200 mAh. Percebi que isso dá ao Nokia T20 um dia inteiro de uso intenso sem que você tenha que colocá-lo para carregar. Em meu teste, assisti sem parar a vídeos em HD via Wi-Fi e com brilho total. Assim, o T20 durou cerca de 10 horas de uso antes da carga chegar a 0%.

Ainda que a bateria seja um ponto muito forte do Nokia T20, recarregar, no entanto, é um processo lento se você usar o carregador de 10 W que vem na caixa. Você pode acelerar um pouco o processo com um carregador 15 W, se você tiver um por aí ou decida comprá-lo à parte.

Design bonito e acabamento superior à concorrência

Quanto ao seu design, o Nokia T20 parece um celular gigante da fabricante. Das molduras grossas ao painel traseiro de alumínio azul fosco, tudo neste tablet parece um smartphone Nokia superdimensionado. Na verdade, isso não é um defeito.

Traseira do Nokia T20 (Imagem: Mário Kurt / Olhar Digital)
Traseira do Nokia T20 (Imagem: Mário Kurt / Olhar Digital)

Entre os tablets com preços similares, esse Nokia traz um design bonito, limpo e com acabamento em alumínio, o que também traz resistência e um ar mais premium para um produto relativamente barato. No entanto, tenha em mente que os materiais usados também elevam o peso desse tablet. Por isso, acho uma ótima opção para se usar em casa, mas não para carregar consigo na mochila.

Frente do Nokia T20 (Imagem: Mário Kurt / Olhar Digital)
Frente do Nokia T20 (Imagem: Mário Kurt / Olhar Digital)

Mesmo assim, ele é leve o suficiente para usá-lo por longas horas e fino o suficiente para ser transportado com facilidade. O peso é um pouco maior do que esperava, mas é distribuído uniformemente, enquanto a parte traseira em alumínio texturizado adiciona um pouco de aderência e segurança ao segurá-lo.

Recursos internos e externos

A borda superior inclui um botão liga / desliga e uma pequena grade de alto-falante. Aqui temos mais um problema: a falta de um leitor de digital. Portanto, você precisa confiar em um PIN, uma senha ou no duvidoso recurso Face Unlock do Android para proteger o dispositivo.

A borda esquerda do tablet é totalmente lisa, enquanto o lado direito abriga um controle de volume, um slot microSD e alguns buraquinhos minúsculos que só posso imaginar que sejam para acessórios especializados, embora nenhum seja oferecido no site da Nokia.

Há um pequeno módulo de câmera oval que fica no canto superior esquerdo da parte traseira do tablet. A câmera única de 8 MP não é nada demais e está presente apenas para suprir possíveis necessidades de videochamadas, não para fotos ou vídeos bonitos. O mesmo vale para a câmera frontal, que é funcional para chamadas em vídeo com seus 5 MP.

Câmera do Nokia T20 (Imagem: Mário Kurt / Olhar Digital)
Câmera do Nokia T20 (Imagem: Mário Kurt / Olhar Digital)

A borda inferior traz uma porta de carregamento USB-C e uma grade de alto-falante adicional. Há também uma entrada para fone de ouvido de 3,5 mm fica no canto inferior esquerdo.

O Nokia T20 traz uma entrada para nano sim e suporta redes 4G. Seu armazenamento interno é de 64 GB, acompanhado de 4 GB de memória RAM e um chipset T610 Unisoc, de 1.8 GHz e oito núcleos. Além disso, o tablet vem de fábrica rodando Android 11 como sistema operacional. Se precisar de mais espaço, você pode adicionar até 512 GB através do slot para cartão microSD.

Tela decepciona muito

Vamos então a sua polêmica tela. Estamos falando de um painel LCD de 10,4 polegadas com resolução 2.000 por 1.200 pixels. Mesmo assim, a tela não parece tão nítida e notei pixelização em torno dos ícones de aplicativos, mesmo à distância. Além disso, os ângulos de visão são ruins e a tela tem um tom de cor muito frio, inclinado para o azul. A única coisa positiva que posso dizer sobre a tela do T20 é que ela é brilhante o suficiente para ser vista sob luz solar direta.

Você pode ajustar o balanço de branco da tela nas configurações, mas isso não ajuda muito. E o modo de brilho adaptável é tão sensível que optei por desligá-lo depois que vi que brilho muda drasticamente toda vez que inclino o tablet em alguns graus.

Os alto-falantes estéreos do T20 soam surpreendentemente bons. Com um volume máximo de 92 dB, o tablet alcançar toda uma sala. Os alto-falantes produzem um som que superou minhas expectativas. Há uma tendência em empurrar os médios um pouco para a frente, mas as frequências mais baixas e altas nunca são abafadas ou finas. O Bluetooth 5.0 também está integrado para áudio sem fio.

Desempenho geral bom, mas não para jogos

Quanto ao desempenho, o processador Unisoc T610 poderia ser comparado, com ressalvas, ao Snapdragon 662 da Qualcomm. De qualquer forma, os aplicativos abrem rapidamente no T20 e não notei nenhum atraso ao deslizar entre as telas. Também não vi nenhuma lentidão com mais de uma dúzia de aplicativos rodando em segundo plano. Porém, você pode notar algum engasgo se abrir mais de uma dúzia de guias do Chrome.

Dito isso, jogos leves rodam perfeitamente no Nokia T20, mas não pense em realizar nenhuma atividade mais pesada, como jogos mais exigentes, tipo Genshin Impact. Nos meus testes, percebi que o Nokia T20 até abre Genshin, mas com a qualidade gráfica no mínimo e a menos de 10 fps. Mesmo assim, retomo que o tablet é suficientemente poderoso para jogos casuais, como Angry Birds, por exemplo. Ou seja, não é um tablet pensado para isso, mas sim para consumo de conteúdo em vídeo e áudio, estudo e trabalho.

Nokia T20 rodando Genshin Impact (Imagem: Mário Kurt / Olhar Digital)
Nokia T20 rodando Genshin Impact com baixo fps (Imagem: Mário Kurt / Olhar Digital)

Embora o T20 seja fornecido com uma versão do Android 11, uma atualização do Android 12L, que é o sistema operacional do Google especificamente para dispositivos com tela grande, está atualmente em andamento, mas não sabemos a data exata de lançamento.

Veredicto

De maneira geral, o Nokia T20 é um tablet bem decente em praticamente todos os aspectos. Para mim, suas especificações são compatíveis com seu preço, mas não sua tela, que deixa muito a desejar. Infelizmente, a qualidade de sua exibição ofusca a maioria dos pontos positivos.

De qualquer forma, seu preço de cerca de R$ 1.200 no varejo e a bateria monstruosa ainda me leva a recomendar esse aparelho para atividades simples, de estudo ao trabalho e entretenimento em casa. Só não espere uma tela que, por mais que seja 2K nas especificações, é LCD e não traz a nitidez que eu esperaria de um display do tipo.

Nossa avaliação
Nota Final
8.1
  • Tela
    6.0
  • Bateria
    10.0
  • Desempenho
    7.0
  • Design
    9.0
  • Sistema/Interface
    9.0
  • Câmeras
    6.0
  • Conectividade
    8.0
  • Som
    10.0

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!