A sonda Orion, da missão Artemis I, da NASA, partirá nesta quinta-feira (1) da órbita da Lua e a agência espacial norte-americana transmitirá ao vivo todo o procedimento de voo da nave de volta à Terra a partir das 18h30 (horário de Brasília). A previsão é de que a cápsula chegue na Terra no dia 11 de dezembro.
O foguete Space Launch System (SLS) foi lançado no dia 16 de novembro, que iniciou a tão aguardada missão Artemis I da NASA, que visa estabelecer uma base tripulada perto do polo sul da Lua até o final da década de 2020.
Leia mais:
- Artemis 1 bate recorde com imagem incrível da Lua com a Terra
- Startup espacial do Japão adia segunda missão lunar
- Seu nome pode voar ao redor da Lua na missão Artemis I da Nasa
A missão Artemis I foi feita como estratégia de testar se os veículos estão prontos para transportar astronautas para o espaço profundo. Se todo o procedimento da Artemis I ocorrer como o previsto, a Artemis II poderá enviar astronautas para a órbita da Lua em 2024 e a missão Artemis III permitirá que o homem volte a andar em solo lunar mais uma vez.
Por enquanto, todos os passos ocorreram como o esperado. Um dos marcos mais importantes dessa missão foi a inserção da cápsula na órbita retrógrada distante (DRO) ao redor da Lua, no dia 25 de novembro.
Missão de resgate da cápsula Orion
Na quarta-feira (30), a equipe responsável por acompanhar a Artemis I realizou uma reunião para determinar se Orion está ou não pronto para deixar a DRO, e o resultado foi unânime: todos concordaram em iniciar o procedimento de retorno.
Assim que retornar, a espaçonave mergulhará no Oceano Pacífico próximo da costa da Califórnia. A NASA e a Marinha dos EUA já estão treinando para esse momento de retorno, ambas estão praticando a operação de recuperação que encerrará a missão Artemis I.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!