Erupção do maior vulcão ativo do mundo vira “show de lava”; assista

Especialistas alertam para as consequências da erupção do vulcão, como os gases, cinzas finas e o vidro de basalto carregados pelo vento
Por Isabela Valukas Gusmão, editado por Lucas Soares 01/12/2022 18h50
vulcão mauna loa havaí
Imagem: Patrulha Aérea Civil do USGS
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Parque Nacional dos Vulcões, no Havaí, está movimentado nesses últimos tempos, graças a erupção do Mauna Loa, o maior vulcão ativo do mundo, que aconteceu no último domingo, após 40 anos adormecido. O fenômeno chega a expelir lava de até 60 metros de altura e solta rios de rocha derretida.

Geralmente, o parque mantém seus portões abertos 24 horas por dia, porém, com a volta da atividade do Mauna Loa, a administração do local fechou o acesso à área de cume para visitantes, como forma de protegê-los de possíveis acidentes durante a visitação.

Leia mais:

Em entrevista à agência AP, a porta-voz do parque, Jessica Ferracane, garantiu que mesmo com as restrições “à vista tem sido espetacular”. Quem visita o local, pode apreciar a erupção do vulcão Kilauea e a lava oriunda de uma fissura do Mauna Loa.

De acordo com os geólogos, o fenômeno não oferece riscos à área ou às pessoas. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) alegou que o fluxo de lava que escorre pela encosta é interrompido antes de chegar à estrada principal da montanha, a Saddle Road. Entretanto, é preciso manter a atenção, pois o vulcão Mauna Loa é dinâmico.

https://www.instagram.com/p/CljfuLwIX68/
Reprodução: Instagram

Atenção para as consequências da erupção do Mauna Loa

Embora a lava ainda não ameace a população, especialistas alertam para as consequências da erupção. Os ventos, por exemplo, podem carregar gás vulcânico, cinzas finas e fios de vidro de basalto conhecidos como “cabelo de Pele” morro abaixo. Esses fios apresentam risco de ferimentos nos olhos e na pele por serem muito afiados. Como medida de segurança, as autoridades do Havaí fecharam várias rodovias da região e abriram dois abrigos.

Enquanto o Mauna Loa voltou a ficar ativo após 40 anos, o Kilauea, um vulcão localizado no flanco Sudeste de Mauna Loa, entrou em erupção quase continuamente entre 1983 e 2019. Uma pequena erupção ocorre há meses. A última erupção do Mauna Loa ocorreu em 1984 e durou 22 dias.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Isabela Gusmão é estagiária e escreve para a editoria de Ciência e Espaço. Além disso, ela é nutricionista e cursa Jornalismo, desde 2020, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.