Um novo estudo sobre alimentação mostrou como a cor das louças utilizadas para servir uma refeição afeta o sabor dos alimentos que serão consumidos. O experimento envolveu 47 voluntários que, com base em suas respostas a um questionário, foram divididos em dois grupos.

Esse estudo foi feito sem restrições, em relação às preferências dos participantes. A comida foi então servida para os dois grupos em tigelas vermelhas, azuis ou brancas. Embora a cor não tenha influenciado o gosto dos alimentos para comedores não exigentes, para os consumidores exigentes a história foi outra.

publicidade

Leia mais:

Os consumidores exigentes alegaram que o sabor da comida mudou de acordo com a cor de cada tigela. De acordo com o psicólogo Lorenzo Stafford, da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, “esse conhecimento pode ser útil para aqueles que tentam expandir o repertório de alimentos”. Alimentos amplamente conhecidos como “amargos”, poderiam ser servidos em pratos com cores que estimulassem a doçura.

publicidade

Amostras de batatas fritas com sabor de sal e vinagre foram dadas a todos os participantes para comer das tigelas de cores diferentes, com os voluntários então solicitados a classificá-las com base em sua desejabilidade, salinidade e intensidade de sabor.

tigela-pesquisa-imagem
Imagem: Pratos e tigelas coloridos. Créditos: /Shutterstock

Lanches servidos em tigelas vermelhas e azuis foram percebidos como mais salgados em comparação com aqueles servidos em tigelas brancas; enquanto lanches em tigelas vermelhas foram percebidos como menos desejáveis em comparação com as outras tigelas. Essas percepções foram registradas apenas pelos consumidores exigentes.

publicidade

Familiaridade com as cores das louças pode ser explicação

Os pesquisadores acreditam que a familiarização dos participantes com determinadas embalagens podem ter influenciado suas papilas gustativas; No Reino Unido, lanches salgados frequentemente são vendidos em embalagens azuis.

Para Stafford, compreender sobre assuntos que influenciam o comportamento alimentar das pessoas poderia melhorar significativamente a qualidade de vida delas. Comedores exigentes podem ter dietas extremamente restritas, o que pode gerar consequências negativas para a saúde e prejudicar até mesmo a sua interação social.

publicidade

Segundo outras pesquisas, além da cor das louças, questões ambientais, como iluminação e música, também afetam os comportamentos alimentares. Afinal, todos os nossos sentidos estão conectados, incluindo o paladar. “Através de mais pesquisas, poderíamos determinar maneiras de ajudar a afetar positivamente a dieta de uma pessoa e, como resultado, sua saúde mental e física dela”, diz Stafford.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!