Um novo golpe via TikTok está sendo aplicado por meio de um desafio chamado “Invisible Challenge” (Corpo Invisível), em que o usuário grava um vídeo nu e utiliza o filtro Invisible Body (Corpo Invisível) para que o corpo fique invisível e apareça apenas o contorno da pessoa.

O “Invisible Challenge” ganhou bastante popularidade recentemente. No TikTok a tag #invisiblefilter, tem mais de 25 milhões de visualizações.

publicidade

Leia mais:

A popularidade desse desafio no TikTok levou os cibercrimimosos a criarem uma forma de remover o efeito do “Invisible Body” para que o corpo dos internautas apareça nu, ou seja, conforme o vídeo foi gravado originalmente.

Invisible Body
Imagem: Reprodução/ Checkmarx

Mais de 30.000 membros ingressaram no servidor de Discord em que isso estava sendo divulgado. 

Essa campanha acontece com os malfeitores criando vídeos para o “Invisible Challenge” com um link que leva para um servidor no Discord onde os criminosos disponibilizam o software Unfilter, capaz de remover o efeito do filtro Invisible Body.

A descoberta foi realizada por pesquisadores do Checkmarx, que além de revelar os usuários mal-intencionados participando do desafio, mostrou que o Unfilter também instala um malware capaz de roubar dados.

“As instruções para obter o software ‘Unfilter’ implantam o malware ladrão WASP escondido dentro de pacotes Python maliciosos”, disse Guy Nachshon, pesquisador do Checkmarx.

Conforme relatado pelo Bleepingcomputer, o usuário que instala o Unfilter tem o dispositivo invadido pelo malware “Wasp Stealer Discord Token Grabber”, que rouba contas do Discord, senhas e cartões de crédito armazenados em navegadores, carteiras de criptomoedas e arquivos do computador.

Dois usuários do TikTok @learncyber e @kodibtc foram responsáveis por divulgar o Unfilter nos vídeos postados em 11 de novembro. Estima-se que as duas contas mal-intencionadas tenham atingido mais de um milhão de visualizações. As contas de ambos já foram suspensas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!