Um dos edifícios mais famosos do mundo, a Abadia de Westminster, que teve grande importância para a realeza da Inglaterra e da Grã-Bretanha por quase um milênio foi alvo de um estudo que apontou uma curiosa mudança em sua estrutura. Aparentemente, uma capela macabra dedicada ao culto real de São Erasmo de Formia, despareceu.

Acredita-se que o edifício de adoração foi demolido em 1502, por isso, há poucos sinais de sua existência. O arquivista da abadia Matthew Payne e o membro da Comissão Consultiva de Tecidos da Abadia de Westminster, John Goodall, o local era utilizado pela “Rainha Branca” da Inglaterra, Elizabeth Woodville, esposa de Eduardo IV, para realizar cultos.

publicidade

Leia mais:

São Erasmo, também conhecido como Santo Elmo, foi um bispo que viveu no século III d.C. Após entrar em conflito com as autoridades, ele teria sido torturado, preso, torturado novamente, queimado vivo (que, de acordo com as lendas, ele sobreviveu), preso e torturado novamente e, finalmente, morto por ter suas entranhas feridas lentamente em torno de um laço. Por isso, ele é considerado um patrono de marinheiros, crianças e aqueles que sofrem de desconforto abdominal.

publicidade

Dentre as evidências encontradas para embasar o estudo sobre a existência e demolição da capela está um documento centenário recém-redescoberto na forma de uma concessão real, feita pelo próprio Eduardo IV, e uma moldura de alabastro que já fez parte de uma tela ornamental conhecida como redos. Payne aponta que aparentemente, “a Rainha Branca desejava adorar lá e parece, também, ser enterrada lá”. “A construção, o propósito e o destino da capela de São Erasmo merecem, portanto, mais reconhecimento”, apontou o arquivista.

capela-sao-erasmo-escultura
Imagem: Estátua de São Erasmo na atual Capela da Senhora, com o instrumento de sua morte. Créditos: Payne & Goodall, J. Br. Archeol. Assoc., 2022

Motivos da demolição da capela ainda são desconhecidos

Na década de 1470, a devoção da família real a São Erasmo era forte, “mas a dedicação em Westminster foi de particular importância, pois a abadia era uma das duas únicas casas religiosas na Inglaterra a ostentar uma relíquia do santo”, escrevem os pesquisadores. Além disso, segundo o monge historiador John Flete, um dente de São Erasmo estava entre as relíquias supostamente dadas à abadia pelo rei Offa.

publicidade

Hoje, a moldura de alabastro é tudo o que os visitantes de Westminster podem ver da capela. Os historiadores acreditam que provavelmente a moldura foi o suporte de um pintura do martírio de São Erasmo, que ficava pendurada atrás do altar da capela. Porém, uma investigação mais aprofundada é necessária para compreender o papel dos objetos e da capela na história da Inglaterra e da Grã-Bretanha.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!