Vulcão causa alerta máximo com erupção e moradores fogem na Indonésia

O fenômeno também provocou uma série de terremotos no oeste da ilha. A pluma do vulcão atingiu uma altura de 15 quilômetros
Por Isabela Valukas Gusmão, editado por Lucas Soares 05/12/2022 12h10, atualizada em 05/12/2022 13h27
vulcao04.webp
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após a erupção do vulcão Semeru, localizado na ilha de Java, na Indonésia, que aconteceu no início de domingo (4), o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos do país (PVMBG) alterou o alerta a respeito do fenômeno para o Nível IV, o mais alto da categoria.

Além disso, a agência de mitigação de desastres da Indonésia (BNPB) solicitou que os moradores não realizassem nenhuma atividade em um raio de 8 quilômetros do local da erupção e a permanecerem a 500 metros das margens dos rios devido aos riscos de fluxo de lava.

Leia mais:

Em um comunicado a BNPB disse que distribuiu máscaras aos cidadãos, como medida de segurança. Outra decisão tomada pelas autoridades, foi a evacuação das residências ficam perto do vulcão na província de Java Oriental. De acordo com informações do governo local, esses moradores que ficaram desalojados foram direcionados para edifícios mais seguros, como mesquitas e escolas.

A administração regional proibiu quaisquer atividades nas proximidades do vulcão, para que o procedimento de evacuação não fosse interrompido. Em entrevista à Reuter, o voluntário local Bayu Deny Alfianto, disse que “a maioria dos acessos rodoviários está fechada desde esta manhã. Agora está chovendo cinzas vulcânicas e cobriu a vista da montanha”. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram nuvens de cinzas nas áreas próximas.

Reprodução: @BNPB_Indonesia/Twitter

Outros países sentiram o impacto do vulcão

Os impactos da erupção podem ter chegado até o Japão, pois até mesmo a Agência de Meteorologia do país afirmou que estava monitorando a possibilidade de um tsunami. Felizmente, essa hipótese já foi descartada.

O fenômeno também provocou uma série de terremotos no oeste da ilha. A pluma do vulcão atingiu uma altura de 15 quilômetros, de acordo com a agência japonesa. Com 142 vulcões, a Indonésia tem a maior população do mundo vivendo perto de um vulcão, o que pode ser perigoso em casos como esse.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Isabela Gusmão é estagiária e escreve para a editoria de Ciência e Espaço. Além disso, ela é nutricionista e cursa Jornalismo, desde 2020, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.