Os ovos parecem estruturas frágeis e que podem ser facilmente quebradas, mas isso depende da forma como a força é imposta sobre eles. Ovos com formato mais oval tendem a ser mais resistentes para serem quebrados na vertical. Isso acontece em razão do conceito de ação e reação proposto na Terceira Lei de Newton. O efeito acontece devido aos ângulos mais fechados nos polos do ovo, que faz com que a força exercida na tentativa de quebrá-lo seja anulada pela resistência da casca. Mas e se o ovo fosse lançado do espaço em direção a Terra?

Foi essa mesma pergunta que motivou o ex-engenheiro da NASA, Mark Rober, a testar durante três anos se um ovo resistiria a queda de uma altura desse tamanho. Ele realizou o teste junto com de parceiros do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e inicialmente a ideia era soltar o ovo da estratosfera em direção a um colchão na Terra. 

Leia mais:

Ovo em queda livre

O engenheiro e também youtuber já realizou diversas experiências em seu canal e registrou todas as etapas desse teste. Para realizar o teste, ele desenvolveu um equipamento onde um “foguete” carregando o ovo foi levado à estratosfera por um balão meteorológico. Ao chegar na altitude de 30 quilômetros o foguete seria solto para voltar à superfície. Ele também contava com um paraquedas para ajudar a reduzir a velocidade de queda. Ao chegar em 100 metros de altura, o foguete liberaria o ovo para cair intacto em um colchão. Não é preciso entender muito de física para adivinhar que não deu certo.

publicidade

O foguete foi planejado para direcionar o ovo para o colchão, mas depois que ele era levado pelo balão, os ventos o arrastavam, e a queda não acontecia no local desejado. Depois de muitos fracassos, Mark chamou Adam Steltzner, engenheiro da NASA para ajudar na experiência. Adam já trabalhou em diversos projetos da agência espacial, mas o que fez ele ser convidado para participar dos testes, foram seus trabalhos no rover Curiosity. O rover foi planejado para estudar a superfície marciana e as técnicas usadas para garantir um pouso seguro foram um sucesso. 

Com a ajuda de um engenheiro com experiência no assunto, eles desenvolveram melhor o foguete que carregava o ovo. Além de agora contar dois “estágios”, eles também desenvolveram um paraquedas melhor e abandonaram a ideia do ovo ser liberado para cair em um colchão. O resultado dessa vez foi um sucesso e Mark ainda brincou na descrição do vídeo que no próximo ano eles farão isso em Marte.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!