O helicóptero Ingenuity, da NASA, que está em Marte bateu um recorde: ele sobrevoou a superfície marciana a uma altura de 14 metros. Pode não parecer um número muito significativo, mas diante das condições de voo encontradas no planeta vermelho, atingir essa altitude é uma bela conquista para a ciência e a engenharia.

Dentre as dificuldades encontradas para levantar voo e sustentar um equipamento no ar, em Marte, estão: a gravidade, que é um terço a da Terra; e a atmosfera, que é muito fina, cerca de 1% da densidade terrestre. O atraso nos sinais de rádio no quarto planeta do Sistema Solar também pode ser considerado um empecilho.

publicidade

Leia mais:

São aproximadamente 12 minutos que a comunicação demora para acontecer em Marte, o que significa que o helicóptero teria que voar sem controle humano. Mesmo assim, essa ocasião está longe de ser a primeira vez que a aeronave levantou voo no planeta vermelho. A primeira decolagem foi em abril do ano passado, quando o equipamento atingiu uma altitude de 3 metros e sustentou essa altura por 30 segundos. Desde então, foram 34 testes de voo.

publicidade

Helicóptero fazendo sucesso em Marte

Com o sucesso do primeiro voo, a equipe do Ingenuity deu início a um programa de teste de 30 dias, e os resultados observados foram cada vez mais animadores. Então, foi decidido que a aeronave faria uma viagem de ida para uma nova casa na Cratera Jezero, para ajudar as operações do rover Perseverance no solo. Estabelecido na cratera, o helicóptero guiou o rover com segurança pela superfície de Marte ao se deparar com a área do acidente do aeroshell protetor e do paraquedas.

Imagem: Helicóptero Ingenuity, em Marte. Créditos: Fukume/Shutterstock

O Ingenuity já conta com quase 60 minutos de tempo de voo. O recorde de altitude de 14 metros, sustentado por 52 segundos, foi alcançado no último sábado (3) durante um exercício de reposicionamento. Agora, com uma atualização no software do sistema, os cientistas da NASA acreditam que a capacidade de evitar os perigos ao pousar e usar mapas digitais serão consideravelmente melhores e ajudarão ainda mais o rover Perseverance, a atração principal da missão que colocou a dupla no planeta vermelho.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!