O Duolingo lançou recentemente o seu terceiro relatório global, que analisa as últimas tendências de idiomas com base nos dados de milhões de alunos. Segundo a apresentação, com um aumento de 352% ano a ano, o ucraniano foi o idioma que disparou no território brasileiro – e também no mundo.
No Brasil, depois da língua ucraniana, os idiomas que mais cresceram foram: Alto Valiriano, da série “Game of Thrones“, português e turco. Além disso, as linguagens mais populares entre os brasileiros são o inglês, espanhol e francês, repetindo o padrão que ocorreu no ano passado.
Leia também!
- Pesquisa Google: buscador passa a oferecer tópicos relacionados ao conteúdo pesquisado
- WhatsApp lança novos avatares personalizáveis; confira
- Eliminação da Espanha para Marrocos na Copa do Mundo ganha vários memes
Em 2021, o português ultrapassou o alemão no 5º lugar e continua com mais alunos de português do que de alemão no país devido ao aumento e retorno das viagens de negócios e nômades digitais no Brasil. O turco foi o quarto idioma de crescimento mais rápido em 2022, onde ficou em 1º lugar no ano passado, e a plataforma indica que muitos brasileiros estão familiarizados com o turco de novelas populares ou querem aprender para treinar o cérebro, além de motivos relacionados à cultura e família.
Nesse contexto, mais de 1,3 milhão de pessoas em todo o mundo começaram a estudar ucraniano, impulsionado por uma onda de solidariedade devido à invasão da Rússia no país em fevereiro. O idioma foi o curso que mais cresceu na plataforma este ano.
O Duolingo revelou também a “Frase do ano de 2022”, que é “Please don’t cancel my plans” (Por favor, não cancele os meus planos). A plataforma escolheu esta frase, encontrada em seu curso de inglês, para refletir o tom e o sentimento geral do ano, que registrou cancelamentos recordes de voos, desastres naturais em locais de férias e altos custos de viagem.

Em 2022, mais de um bilhão de horas (cerca 41 milhões de dias) foram investidas pelos usuários no app com mais de 14 bilhões de lições concluídas e 24 bilhões de palavras aprendidas. Quase 32 milhões de pessoas globalmente estavam aprendendo mais de um idioma.
Entre os usuários brasileiros, o Duolingo revelou algumas informações por estados. Nesse sentido, São Paulo é o estado com o maior tempo médio gasto aprendendo, com os alunos paulistas investindo mais de 1,3 bilhão de minutos estudando em 2022. Em seguida, compõem a lista Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal.
O Duolingo é conhecido por ser a plataforma de aprendizado número 1 do mundo e procura exibir informações sobre as tendências globais de aprendizado de idiomas. Com isso, o relatório de idiomas busca fornecer análises criteriosas e percepções exclusivas sobre o que os alunos desejam estudar e por quê.
“Identificamos padrões fascinantes em nossos dados de aprendizado de idiomas, à medida que as pessoas voltavam aos horários e hábitos pré-pandêmicos. Por exemplo, quando estudantes e nômades digitais se aventuraram novamente, vimos o aumento de países estudando seus próprios idiomas pela primeira vez desde o início da pandemia”, afirma a Dra. Cindy Blanco, cientista sênior de aprendizado e editora de conteúdo de aprendizado do Duolingo. “Olhando para 2023 e antecipando um aumento nas viagens globais, esperamos ver um crescimento no interesse pelo estudo de idiomas como uma forma de viajar para o exterior com confiança”, completou.
Em meio ao crescimento da língua ucraniana no Duolingo, o inglês continua sendo o idioma mais popular em todo o mundo e ocupa o segundo lugar, mesmo nos EUA. Em ordem, os dez idiomas mais estudados globalmente são (em ordem): inglês, espanhol, francês, alemão, japonês, italiano, coreano, chinês, russo, Hindi.

O Duolingo prevê que 2023 será o ‘Ano do Viajante Confiante’ e enxerga motivos para acreditar que o próximo ano verá grandes mudanças nos alunos que estudam para viagens. No Brasil, por exemplo, viajar (19%) é o segundo motivo mais comum pelo qual os brasileiros estudam idiomas.
Apesar desse interesse, os alunos brasileiros estão fazendo isso com menos frequência do que nos anos anteriores devido à pandemia, ao caos nas viagens e à inflação. Mesmo assim, eles continuam mais interessados em viajar como motivação de aprendizado do que os alunos nos Estados Unidos, Argentina, México e Japão.
O reforço escolar é a principal razão pela qual os brasileiros estudam idiomas no Duolingo, o que mostra que os alunos estão procurando ferramentas gratuitas e acessíveis para apoiar o que aprendem em sala de aula. Em 2022, 34% dos brasileiros selecionaram o reforço escolar como sua principal motivação para aprender idiomas, ante 30% em 2021.
Quando se trata da idade dos estudantes de idiomas, os brasileiros seguem o padrão visto globalmente. No entanto, há mais adolescentes aprendendo idiomas no Brasil do que a média global. Além disso, mais brasileiros na casa dos 40 estão estudando novas línguas do que em outros países.
“O Brasil é um dos principais mercados do Duolingo, com mais de 30 milhões de alunos, e é muito importante para nós relacionar estes dados com a nossa cultura e preferências, entendendo melhor as particularidades do público brasileiro. Dessa forma, além de conhecermos nossos usuários, conseguimos adaptar nossa comunicação e criar relacionamentos com os alunos. Proporcionar uma educação de qualidade é um dos principais objetivos do Duolingo, e com o nosso relatório anual conseguimos observar a jornada de aprendizado dos usuários, aprimorando ainda mais nossas lições e cursos”, acrescentou Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil.
O Duolingo também lança nesta quarta-feira (07) sua experiência “Year in Review”, que fornece um mergulho profundo visualizado na atividade individual do aluno, mostrando oito personas diferentes do usuário com base em dados de aprendizado, incluindo: horas gastas aprendendo, número de cursos realizados, que horas um aluno tende a praticar, e muito mais.
Todos os alunos podem visualizar sua jornada de aprendizado ao longo do ano e compartilhar cartões personalizados nas redes sociais para comemorar sua conquista. A experiência Year in Review está disponível agora para todos os alunos do Duolingo que concluíram pelo menos 10 lições em 2022.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!