Lançada em 2019 para facilitar a vida dos responsáveis pela maior fonte de receita do Facebook, os anunciantes, a Biblioteca de Anúncios do Facebook é uma ferramenta bastante útil para todo o ecossistema da rede de Mark Zuckerberg. O principal objetivo da plataforma é dar maior transparência a todos os usuários sobre os anúncios que rodam dentro do site.

Também chamada de “Ad Library”, que é nada menos que a tradução literal do nome da ferramenta, a Biblioteca de Anúncios do Facebook permite que qualquer usuário, cadastrado ou não no site, possa ver detalhes sobre qualquer campanha que esteja rodando na rede. É possível checar informações sobre todos os anúncios atuais do site e até mesmo dos que já foram descontinuados.

publicidade

Leia mais:

Como acessar a Biblioteca de Anúncios do Facebook

Para acessar a plataforma, o usuário deve acessar a Ad Library pelo link dedicado da ferramenta. Apesar do nome, não é possível ver apenas os anúncios disponíveis no Facebook, campanhas que estejam no Instagram, que também pertence à Meta, também podem ser checados, assim como informações referentes ao Messenger, produtos do Meta Quest, Meta View, ferramentas para empresas e Marketplace.

publicidade
O que é e para que serve a Biblioteca de Anúncios do Facebook
(Página de pesquisa por palavra-chave da Biblioteca de Anúncios do Facebook. Crédito: Facebook Ad Library/Reprodução)

A pesquisa deve ser feita através da página principal da ferramenta com auxílio de palavras-chave. O usuário pode filtrar as informações por diferentes fatores, como categoria, país, se o anúncio em questão está ou não ativo, data, nome do anunciante e até mesmo o tema. Após inserir a palavra-chave, a plataforma retorna informações como as últimas campanhas e a duração de sua veiculação.

Para que serve a Biblioteca de Anúncios do Facebook

Inicialmente, a ferramenta foi pensada para controle de marketing em época de eleições, pensando no pleito presidencial dos Estados Unidos de 2020. Porém, a plataforma também se mostrou útil para profissionais de publicidade e marketing digital para análise de campanhas de concorrentes para o desenho de estratégias de comunicação para um novo produto, por exemplo.

publicidade

Todas as informações disponibilizadas na Biblioteca de Anúncios do Facebook passam a ser acessíveis 24 horas depois do início da circulação de um conteúdo promovido. De acordo com a Meta, os dados serão armazenados pelo período de sete anos. Embora o acesso à ferramenta seja livre, só é possível denunciar um anúncio por violação às Políticas de Publicidade da empresa logado em uma conta do Facebook.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!