A alemã Continental planeja trazer os seus pneus sustentáveis feitos de garrafas PET para o Brasil. O produto produzido em Portugal já é vendido na Europa em diferentes tamanhos e custa o mesmo que os pneus convencionais.

Apresentada no fim do ano passado, a maior diferente da tecnologia chamada ContiRe.Tex está na estrutura. Os fios de poliéster obtidos a partir das garrafas substituem o fio têxtil da lona dos compostos, o que, segundo a fabricante, não influencia na qualidade ou durabilidade do pneu.

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Na fase de produção, a empresa diz que também não utiliza componentes químicos, tornando todo o método mais ecologicamente correto. Um kit padrão para carros de passeio, por exemplo, reaproveita cerca de 40 garrafas.

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Pneus da Continental feitos a partir de garrafas PET
Para fabricar os compostos, a Continental utiliza fios de poliéster obtidos a partir de garrafas PET. Imagem: Continental/Divulgação

Os pneus são confiáveis e permanecem estáveis mesmo em temperaturas elevadas e sob altas cargas, ressalta a empresa.  Atualmente, a Continental oferece três modelos: o PremiumContact 6, EcoContact 6 e AllSeasonContact. Todos trazem a inscrição CRM (“Contains Recicled Material”) na lateral, atestando que o produto é feito de material reciclado. 

Por enquanto, a empresa ainda não anunciou uma data para a chegada no produto em solo nacional. O que se sabe é que a novidade virá importada da Europa. A tecnologia também já é usada nos carro de corrida da Extreme-e, uma categoria off-road que usa carros elétricos para correr em regiões remotas.

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Imagem: Divulgação

Pneus para carros esportivos

A notícia foi anunciada na apresentação do SportContact 7, a nova geração de pneus da marca desenvolvidos exclusivamente para veículos esportivos. Com suporte para andar até 300 km/h, o produto levou cinco anos para ser desenvolvido e também será importado da Europa em 35 medidas compatíveis com rodas de aro 18 a 23.

Comparado com o anterior, a Continental afirma que os novos pneus oferecem mais durabilidade, aderência e melhorias na frenagem.

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Imagem: Continental/Divulgação

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