Quando se pensa na chegada da humanidade à Lua, o nome do astronauta Neil Armstrong logo vem à mente. Mas, ele não estava sozinho naquele histórico dia 21 de julho de 1969, quando a Apollo 11 fez o célebre pouso. Logo atrás, estava o segundo homem a pisar na lua, Buzz Aldrin, chegando 19 minutos depois. Ele foi também responsável por pilotar o módulo lunar daquela missão.
Leia também:
- Conheça a tecnologia que permitiu que a missão Apollo 11 fosse um sucesso
- NASA escolhe empresa que vai projetar cidade em Marte
- Artemis 1 faz registro incrível de todos os pontos que os humanos já pousaram na Lua

Formado em engenharia mecânica, o astronauta norte-americano foi, antes de ingressar na Nasa, comissionado na Força Aérea dos Estados Unidos, tendo sido piloto de caça durante a Guerra da Coreia (1950-1953). Cerca de uma década depois ele ingressou na agência espacial norte-americana.
Foi em 1966 que Aldrin fez seu primeiro voo espacial, a bordo da Gemini XII. Ele também foi escolhido como reserva para a missão da Apollo 8, que foi a primeira a orbitar a lua, em 1968. No entanto, ele acabou não sendo convocado. A viagem com destino ao satélite da Terra viria no ano seguinte, em companhia do comandante Neil Armstrong e do piloto Michael Collins.

Buzz Aldrin na Apollo 11
Trio partiu da Terra no dia 16 de julho, no foguete Saturno V, lançado do Centro de Operações de Lançamento da Nasa, na Flórida. O local, é hoje chamado de Centro Espacial John F. Kennedy, em homenagem ao ex-presidente, um grande entusiasta da exploração espacial.
Embora Buzz Aldrin tenha sido o segundo homem a pisar na lua, ele era considerado o mais importante na missão que o próprio Armstrong. Afinal, Aldrin era o piloto do módulo lunar, função que não poderia ser realizada pelo comandante, no caso de algum incidente. Conta-se que Aldrin tentou, antes da viagem, alterar os planos para que fosse ele, e não Neil Armstrong, o primeiro a pisar em superfície lunar.
De todo modo, a dupla permaneceu mais de duas horas na superfície da lua, enquanto Michael Collins ficou durante todo esse período em órbita, operando o módulo de comando.
O segundo homem a pisar na lua e a cultura pop
Mesmo quem não está familiarizado com a missão da Apollo 11 talvez conheça, de alguma maneira, o segundo homem a pisar na lua ou ache seu nome familiar. Isso porque o astronauta fez participações em filmes e em séries televisivas, além de ter inspirado um famoso personagem da cultura pop: Buzz Lightyear, de “Toy Story”.

Buzz Aldrin também interpretou a si mesmo em um episódio de “The Big Bang Theory” e também em “30 Rock”. Além disso, apareceu em “Os Simpsons” e em “Futurama”. Estes, aliás, não foram seus únicos trabalhos como dublador. Ele tem uma pequena, mas significativa (e emotiva) participação no game “Mass Effect 3” (2012), como o personagem Stargazer.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!