Quando se pensa na chegada da humanidade à Lua, o nome do astronauta Neil Armstrong logo vem à mente. Mas, ele não estava sozinho naquele histórico dia 21 de julho de 1969, quando a Apollo 11 fez o célebre pouso. Logo atrás, estava o segundo homem a pisar na lua, Buzz Aldrin, chegando 19 minutos depois. Ele foi também responsável por pilotar o módulo lunar daquela missão.

Leia também:

publicidade
Astronauta se aposentou da Nasa dois anos após a viagem à lua, em 1971. Imagem: M. Cantile/Shutterstock

Formado em engenharia mecânica, o astronauta norte-americano foi, antes de ingressar na Nasa, comissionado na Força Aérea dos Estados Unidos, tendo sido piloto de caça durante a Guerra da Coreia (1950-1953). Cerca de uma década depois ele ingressou na agência espacial norte-americana.

Foi em 1966 que Aldrin fez seu primeiro voo espacial, a bordo da Gemini XII. Ele também foi escolhido como reserva para a missão da Apollo 8, que foi a primeira a orbitar a lua, em 1968. No entanto, ele acabou não sendo convocado. A viagem com destino ao satélite da Terra viria no ano seguinte, em companhia do comandante Neil Armstrong e do piloto Michael Collins.

publicidade
Armstrong, Collins e Aldrin em foto oficial da missão Apollo 11. Imagem: Nasa/Divulgação

Buzz Aldrin na Apollo 11

Trio partiu da Terra no dia 16 de julho, no foguete Saturno V, lançado do Centro de Operações de Lançamento da Nasa, na Flórida. O local, é hoje chamado de Centro Espacial John F. Kennedy, em homenagem ao ex-presidente, um grande entusiasta da exploração espacial.

Embora Buzz Aldrin tenha sido o segundo homem a pisar na lua, ele era considerado o mais importante na missão que o próprio Armstrong. Afinal, Aldrin era o piloto do módulo lunar, função que não poderia ser realizada pelo comandante, no caso de algum incidente. Conta-se que Aldrin tentou, antes da viagem, alterar os planos para que fosse ele, e não Neil Armstrong, o primeiro a pisar em superfície lunar.

publicidade
Minidocumentário da Nasa mostra bastidores da Apollo 11.

De todo modo, a dupla permaneceu mais de duas horas na superfície da lua, enquanto Michael Collins ficou durante todo esse período em órbita, operando o módulo de comando.

O segundo homem a pisar na lua e a cultura pop

Mesmo quem não está familiarizado com a missão da Apollo 11 talvez conheça, de alguma maneira, o segundo homem a pisar na lua ou ache seu nome familiar. Isso porque o astronauta fez participações em filmes e em séries televisivas, além de ter inspirado um famoso personagem da cultura pop: Buzz Lightyear, de “Toy Story”.

publicidade
O personagem Buzz Lightyear, de Toy Story.
Nome de Buzz Lightyear foi homenagem ao astronauta norte-americano Buzz Aldrin.

Buzz Aldrin também interpretou a si mesmo em um episódio de “The Big Bang Theory” e também em “30 Rock”. Além disso, apareceu em “Os Simpsons” e em “Futurama”. Estes, aliás, não foram seus únicos trabalhos como dublador. Ele tem uma pequena, mas significativa (e emotiva) participação no game “Mass Effect 3” (2012), como o personagem Stargazer.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!