As bicicletas elétricas já se firmaram como uma boa opção quando o assunto é mobilidade urbana, funcionando até para movimentar bens e serviços em grandes centros na Europa e na Ásia, regiões onde o setor de entregas é considerado vital para a economia.

Com o avanço das tecnologias de baterias e motores, os veículos elétricos de duas rodas estão cada vez mais leves, baratos e confiáveis, movimentando ainda mais o mercado de scooters e bikes elétricas. A startup alemã ONOMOTION está de olho nessa tendência com a sua mais nova criação, o ONO, um veículo leve que combina bicicleta elétrica com microcarro.

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Com mais empresas investindo no uso de e-bikes nas suas frotas de entregas, uma de suas vantagens é a proteção contra os elementos da natureza. Serviços de delivery de alimentos e varejo online, são exemplos de segmentos que podem apostar na novidade.

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O ONO é um veículo leve que combina bicicleta elétrica com microcarro. Imagem: ONOMOTION/Divulgação

Graças à sua cabine fechada, o motorista fica sempre protegido, seja do sol, vento, chuva ou frio. Embora não tenha um sistema de ar condicionado, o teto e o para-brisa são suficientes para ajudar no trabalho dos entregadores, ressalta a fabricante. Uma chuva leve, por exemplo, não causa uma parada. A capota também evita que as encomendas se molhem no meio do caminho.

Além disso, o ONO também pode rodar legalmente em ciclovias e ruas mais apertadas, que muitas vezes uma van comum não consegue acessar.

Quanto a sua capacidade de carga útil, são 200 kg, o suficiente para carregar um condutor e as encomendas na parte traseira. Por falar em carga, o ONO também conta com um contêiner patenteado que pode ser acoplado na traseira do veículo.

Imagem: ONOMOTION/Divulgação

A troca de contêineres é feita por uma única pessoa por meio de uma rampa traseira integrada. Com o módulo instalado, o modelo possui 340 cm de comprimento, 116 cm de largura e 250 cm de altura. O veículo é alimentado por dois motores elétricos instalados nas rodas que geram 113 Nm de torque. 

Já a velocidade máxima é de 25 km/h usando a assistência dos pedais, uma limitação legal para conseguir rodar nas ruas do Velho Continente. Se preferir, o condutor pode acionar um botão que permite andar a 6 km/h sem pedalar. A bateria, por sua vez, é de 1,4 kWh, o suficiente para percorrer até 30 km por carga.

Equipado com sistema de localização por GPS e transmissão de dados, o veículo será oferecido por contrato de aluguel de 48 meses. O valor da mensalidade é de 589 euros, cerca de R$ 3,3 mil na cotação atual. Por enquanto, a empresa não anunciou se cogita levar a novidade para outros mercados.

Confira no vídeo abaixo como o veículo funciona na prática.

Imagem principal: ONOMOTION/Divulgação

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