A empresa aérea Qatar Airways e a SpaceX fizeram uma parceria para levar duas bolas da Copa do Mundo da FIFA para o Espaço. Os objetos estavam dentro do primeiro estágio do foguete Falcon 9 e chegaram a atingir 123 quilômetros acima da Terra. A viagem foi feita com um propulsor vinculado a um drone da SpaceX, que permitiu a finalização da viagem, cujo percurso foi de 1.300 quilômetros. Em seguida, as bolas foram levadas pela Qatar Airways para o Aeroporto Internacional de Famad, onde foram entregues aos responsáveis pela Copa do Mundo.
Esse ato de levar as bolas para o Espaço faz parte da uma ação para promover os serviços de internet por satélite da Starlink, vinculada à SpaceX. Um site associado convidou os participantes da Copa do Mundo para o escritório da Starlink em Doha.
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Em uma publicação no Twitter, os funcionários da SpaceX agradeceram à Copa do Mundo da FIFA e à Qatar Aiways pela oportunidade de levar as bolas para o Espaço. Essa não foi a primeira vez que bolas de futebol foram levadas para além dos céus da Terra. Na Copa do Mundo da FIFA de 2018, uma situação semelhante aconteceu.
Cosmonautas russos voaram uma bola “Telstar 18” da Adidas para a Estação Espacial Internacional (ISS) antes de ser usada durante a Copa do Mundo de 2018. A bola, que foi autografada pela tripulação a bordo do posto avançado em órbita, viajou mais de 50 milhões de quilômetros durante seus 74 dias no Espaço.
Engana-se quem pensa que essa é só mais uma ação exibicionista da SpaceX. A empresa lançou, em 2019, várias bolas de futebol da Adidas a bordo de uma espaçonave de carga Dragon contratada pela NASA para estudo no Laboratório Nacional da ISS. Dentro da estação espacial foram realizados testes para melhor compreensão das características de voo das bolas. Na época, esperava-se que os resultados permitissem mais liberdade de design para a forma e textura do painel.
A sustentabilidade nas bolas da Copa
Uma curiosidade sobre essas bolas da Copa do Mundo é que elas foram as primeiras a receber colas e tintas sustentáveis à base de água. A Adidas, empresa responsável pela fabricação do equipamento, mirou na sustentabilidade durante a confecção dos objetos. Outro ponto curioso está relacionado ao nome oferecido à bola: “Al Rihla”, que significa “a viagem” ou “a excursão” em árabe.
Cabe destacar que nos jogos das semifinais e das finais uma outra bola será utilizada, a “Al Hilm”, que significa “o sonho”, em árabe. Além disso, as cores da “Al Hilm” são diferentes, ela é composta de tons metálicos de marrom, bordô e vermelho.
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