Um vazamento considerável no sistema de refrigeração de uma das espaçonaves russas atualmente ancoradas na Estação Espacial Internacional (ISS) forçou o cancelamento de uma caminhada espacial que seria feita na quarta-feira (14) por dois cosmonautas.

Da esquerda para a direita: os cosmonautas russos Dmitry Petelin e Sergey Prokopyev, ao lado do astronauta da NASA, Frank Rubio, formam a tripulação da missão Soyuz MS-22, que está na Estação Espacial Internacional desde setembro. Imagem: Roscosmos

Segundo o site Space.com, o vazamento foi detectado no sistema de refrigeração da cápsula Soyuz MS-22 às 21h45 (pelo horário de Brasília), cerca de uma hora e 40 minutos antes do horário programado para Sergey Prokopyev e Dmitry Petelin, da Roscosmos, iniciarem um período de seis horas de atividade extraveicular (EVA). 

publicidade

Eles já haviam vestido seus trajes específicos para caminhadas espaciais e estavam no processo de despressurizar a eclusa para começar o procedimento.

Câmeras posicionadas na parte externa do laboratório orbital mostraram um fluxo constante de flocos congelados sendo ejetados da nave Soyuz para o espaço. O perfil oficial da Estação Espacial Internacional divulgou as imagens no Twitter, falando sobre o cancelamento da caminhada espacial.

publicidade

Acredita-se que a fonte do vazamento tenha sido um sistema de refrigeração externa localizado próximo à seção traseira do veículo.

“A causa desse vazamento não é conhecida neste momento”, disse o porta-voz da NASA, Rob Navias, durante uma transmissão em tempo real feita pela agência. “Especialistas russos continuam a analisar os dados e a discutir o que pode ter desencadeado o vazamento”.

publicidade

A situação se estendeu por pelo menos três horas. A NASA encerrou sua cobertura de TV ao vivo do incidente por volta das 2h15 desta quinta-feira (15), prometendo atualizações em seus canais de mídia social.

Segundo a última atualização no blog da Estação Espacial, hospedado no site da agência, equipes terrestres do Controle da Missão em Moscou continuam fazendo as análises necessárias para avaliar o escapamento de fluido e os impactos potenciais na integridade da espaçonave Soyuz.

publicidade

“A NASA e a Roscosmos continuarão a trabalhar juntas para determinar o próximo curso de ação após a análise em andamento”, diz o comunicado. “Os membros da tripulação a bordo da estação espacial estão seguros e não estavam em perigo durante o vazamento”.

Leia mais:

A Soyuz MS-22 foi lançada em setembro com Prokopyev, Petelin e o astronauta da NASA Frank Rubio. Além de estar ancorada para trazer os três de volta para casa em março, o veículo também serve como um “bote salva-vidas” caso alguma emergência a bordo da estação exija uma evacuação da tripulação.

Esta foi a segunda vez que Prokopyev e Petelin tiveram que cancelar a EVA, que foi planejada para realocar um radiador de um módulo russo para outro. No fim de novembro, os dois estavam se preparando para sair da estação espacial quando um problema foi detectado em uma bomba de refrigeração de água no traje espacial de Prokopyev.

Atualmente, a ISS abriga sete pessoas: três cosmonautas russos, três astronautas norte-americanos e um do Japão. Além da espaçonave Soyuz MS-22, também está acoplada uma cápsula SpaceX Crew Dragon, que levou Nicole Mann e Josh Cassada, da NASA, o astronauta da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) Koichi Wakata e a cosmonauta russa Anna Kikina para a estação em outubro.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!