A caminhada espacial que aconteceria nesta sexta-feira (25) foi adiada. Ela seria feita pelos cosmonautas russos da Roscosmos, Sergey Prokopyev e Dmitry Petelin, e foi cancelada por problemas na bomba de refrigeração de água do traje espacial de Prokopyev.

A caminhada daria continuidade a outra que ocorreu no dia 17 de novembro eles estavam preparando um radiador e uma eclusa de ar para realocação. Hoje eles transferiram o radiador do módulo Rassvet para o módulo científico Nauka, na Estação Espacial Internacional (ISS). Os cosmonautas também contariam com a ajuda de outra russa, a Anna Kikina, que operaria o braço robótico na missão.

publicidade

As caminhadas têm sido feitas devido ao processo de retorno dos sistemas de bordo para uma configuração nominal. Uma nova data para realocação dos motores deve ser estipulada. 

Leia mais:

publicidade

A caminhada espacial anterior

A atividade extraveicular que ocorreu no dia 17 foi a primeira vez que o cosmonauta Dmitry Petelin participou de uma caminhada espacial na Estação Espacial Internacional (ISS), onde está há mais de 55 dias em sua missão de estreia.

A viagem durou seis horas e vinte e cinco minutos e foi a primeira das quatro caminhadas espaciais para completar as realocações. A última etapa da EVA vai instalar um sistema de fixação de objetos grandes no módulo de laboratório multiuso Nauka. Ela está programada para 6 de dezembro e terá a participação da também estreante na ISS Anna Kikina. 

publicidade

Ela é a única mulher na corporação de astronautas da Roscosmos, a agência espacial da Rússia. Ao participar da missão SpaceX Crew-5, a cosmonauta para a história como a primeira pessoa de origem russa a voar em uma espaçonave americana privada.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!