O YouTube está trabalhando para afastar os discursos de ódio e comentários tóxicos da sua plataforma. A empresa já vem adicionando recursos para reduzir o problema, e agora, uma nova medida envolve notificações intensas para os usuários.

Anteriormente, o YouTube introduziu uma ferramenta que alertava usuários sobre os momentos da postagem, pedindo atenção no teor das mensagens. As notificações devem ampliar essa medida, cutucando os usuários de forma mais agressiva e tomando ações mais incisivas.

publicidade

Leia também!

Com isso, os usuários que postarem comentários que violem as regras da plataforma serão notificados. Caso o mesmo usuário continue a publicar mensagens abusivas após ser alertado, ele será proibido de postar comentários por 24 horas.

publicidade

De acordo com o YouTube, houve alguns testes de notificações realizados internamente e tanto o recurso quanto o tempo limite estabelecido foram considerados bem-sucedidos. Até o momento, a detecção de comentários abusivos está disponível apenas para mensagens em inglês.

Imagem: Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube

“Nosso objetivo é proteger os criadores de usuários que tentam impactar negativamente a comunidade por meio de comentários, além de oferecer mais transparência aos usuários que podem ter tido comentários removidos devido a violações de políticas e esperamos ajudá-los a entender nossas diretrizes da comunidade”, afirmou o YouTube, em comunicado.

publicidade

Apesar disso, o YouTube também informou que o usuário pode contestar uma remoção de comentário caso ele não concorde com a ação. Por outro lado, a plataforma não deixou claro se irá restaurar alguma mensagem após analisar o feedback.

Em um postagem no fórum, o serviço do Google comunicou que está planejando melhorar seus sistemas de detecção por meio de inteligência artificial (IA). Esse sistema foi responsável por detectar e remover bots em chats de lives, além de excluir 1,1 bilhão de comentários com spam no primeiro semestre de 2022.

publicidade

No entanto, alguns usuários procuram utilizar gírias diferentes e palavras com erros ortográficos para enganar o sistema do YouTube. Além disso, existe uma complicação com comentários odiosos em idiomas que não seja o inglês, algo que a plataforma já afirmou que pretende contornar em breve.

Informações via Tech Crunch

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!