Parte significativa dos brasileiros tem, conhece e usa o WhatsApp. Para além de uma rede social e de um a ferramenta de comunicação, o aplicativo também virou aliado nos negócios. Não por acaso, desde 2018 existe uma versão do app voltada para esse nicho, o WhatsApp Business. A seguir, detalhamos as principais características e funcionalidades dessa útil aplicação, disponível para Android e iOs.

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Talvez uma das primeiras coisas a serem ditas sobre o aplicativo é que exige um número de telefone que ainda não esteja veiculado a uma conta na versão tradicional do WhatsApp. Ou seja, não é possível usar os dois apps com um mesmo número. De todo modo, é possível transformar uma conta preexistente em uma conta comercial, com a instalação do Business.

Amigos, amigos, negócios à parte

Instalação da versão Business é praticamente idêntica à do app tradicional. Imagem: rafapress/Shutterstock

Para quem prefere manter uma conta pessoal e outra comercial, um caminho é instalar o WhatsApp Business em um segundo smartphone ou recorrer a um aparelho com dual chip. Se nenhuma dessas opções for viável, a saída é adquirir outro chip com um número ativo e utilizá-lo temporariamente em substituição ao chip do número pessoal, apenas para a instalação do WhatsApp Business.

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Ao instalar o app, é enviado para o telefone um código de verificação via SMS, que deve ser inserido. Logo após esse procedimento, é possível retornar ao chip do seu número pessoal e continuar utilizando o WhatsApp Business com todas as suas funcionalidades.

Recursos exclusivos do WhastApp Web

Para quem já está familiarizado com a versão tradicional do aplicativo, o uso do WhatsApp Business não deve apresentar grandes desafios. As interfaces são parecidas e o modo de funcionar também é praticamente idêntico. No entanto, há recursos exclusivos que podem ser bastante úteis para empresas. Afinal, este é o foco aqui.

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Captura de tela da aba exclusiva para empresas do WhatsApp Business
Menu para empresas traz ferramenta e de criação de anúncios e recursos para exibição de catálogo de produtos. Imagem: WhatsApp/Reprodução

A principal diferença está na aba exclusiva para empresas, que não existe no WhatsApp original. Lá é possível incluir dados sobre o seu negócio ou criar um catálogo com os seus produtos, com a possibilidade de inclusão de fotos, descrição e preços.

Também há uma integração com redes sociais da Meta. Logo, não só é possível veicular a conta do WhatsApp Business a contas do Instagram e do Facebook como existe uma ferramenta para a criação de anúncios.

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Outras funcionalidades são a criação de mensagens automáticas e o recurso de respostas rápidas. Assim, o app facilita a comunicação em situações corriqueiras como o esclarecimento de dúvidas de clientes.

Portanto, se você desempenha qualquer tipo de atividade comercial no WhatsApp tradicional, vale considerar a migração para o Business. Além das ferramentas exclusivas que podem melhorar o atendimento, o uso da plataforma também pode transmitir mais profissionalismo aos clientes.

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