Terremoto de magnitude 6,4 atinge a Califórnia e deixa milhares de pessoas sem luz

Além do tremor principal, dezenas de outros abalos secundários foram registrados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS)
Flavia Correia20/12/2022 16h21, atualizada em 20/12/2022 16h27
terremoto-na-california
Imagem: Adansijav Official - Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um terremoto de 6,4 graus na escala Richter foi registrado nesta terça-feira (20) na costa norte da Califórnia. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou que o tremor ocorreu às 2h34 da manhã, pelo horário local (7h34, pelo fuso de Brasília), a 16 km de profundidade, a uma distância de 12 km a sudeste da cidade de Ferndale.

Além do tremor principal, foram detectados dezenas de abalos menores (réplicas), com magnitudes de 2,5 a 4,6 graus

“Tal como acontece com todos os grandes terremotos, tremores secundários podem ser esperados. Dezenas já ocorreram”, diz o tweet do USGS, orientando que a previsão de tremores secundários pode ser encontrada em seu site, que está sendo atualizado regularmente à medida que novas probabilidades de terremoto são calculadas.

De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), não há alerta de tsunami para a área.

Leia mais:

Segundo a agência de notícias Reuters, até agora, duas pessoas ficaram feridas (uma criança que machucou a cabeça e uma pessoa idosa que quebrou o quadril). 

Uma ponte foi danificada, assim como várias estradas, e milhares de casas e empresas estão sem energia elétrica.

Além disso, o terremoto causou vazamentos de gás e incendiou um prédio, mas o fogo foi rapidamente extinto, de acordo com o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia, que recebeu mais de 70 chamadas de emergência.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.