Google quer trazer mais recursos para o YouTube; confira

Em meio aos testes de recursos na Índia, as novas ferramentas devem ampliar algumas das capacidades atuais do YouTube
Por Luann Motta Carvalho, editado por Lyncon Pradella 20/12/2022 11h50
shutterstock-youtube-tiktok-relatorio-problemas-financeiros-1-1920x1080
Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google está trabalhando para trazer novidades para o YouTube nos próximos meses. Entre os possíveis novos recursos, estão um sistema facilitado de pesquisa, capacidade de criar cursos para os youtubers e faixas de áudios para vídeos de diferentes idiomas.

Em uma publicação no Twitter nesta segunda-feira (19), o Google Índia anunciou um recurso piloto que permite pesquisar um vídeo no aplicativo de buscas. Ao pesquisar algo no buscador e para em resultados de vídeo, será possível tocar no botão “pesquisar no vídeo”.

Leia também!

Com isso, após clicar nesse campo, o usuário podera digitar uma frase para checar se ela aparece na transcrição de áudio, gerada automaticamente pelo YouTube. Caso isso aconteça, o contexto poderá ser analisado e um código de tempo que simboliza o momento em que a frase é dita estará disponibilizado para ser selecionado.

A funcionalidade não seria algo completamente inédito do Google, já que é possível realizar uma transcrição em vídeos do YouTube, ao utilizar a função de pesquisa na página do navegador. No entanto, o recurso trabalhado seria algo menos manual e mais dinâmico.

Além dessa novidade, o Google também está desenvolvendo o recurso “Cursos” que permitirá aos criadores do YouTube vender uma série de vídeos educacionais em seus conteúdos – materias complementares como PDFs e imagens também estarão disponíveis. Os cursos poderão ser oferecidos de forma gratuita e destinar os usuários para outras opções pagas através do material disponibilizado.

Outra ferramenta pensada envolve tornar os vídeos do YouTube mais acessíveis em uma ampla variedade de idiomas. Com isso, o Google avalia ampliar a capacidade de ter diversas faixas de áudio em diferentes línguas, algo que funcionaria de forma semelhante ao que ocorre em plataformas de streaming e filmes: o usuário acessa as configurações e seleciona um idioma de preferência na lista.

Apesar do YouTube já apresentar uma capacidade de transcrever e traduzir legendas automaticamente, os testes do Google passam por otimizar essa tradução, trazendo experimentos com inteligência artificial (IA). Esses testes são acompanhados por serviços de dublagem e terceiros.

De acordo com o Google, os recursos ainda estão sendo experimentados e não há previsão de lançamento para o sistema do YouTube. As apresentações dessas novidades ocorreram na Índia, onde acontecem os testes.

Informações via The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Luann Motta Carvalho é estudante de Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense e atua profissionalmente na área desde 2020. Atualmente é redator da editoria de Internet e Redes Sociais.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.