O Google está trabalhando para trazer novidades para o YouTube nos próximos meses. Entre os possíveis novos recursos, estão um sistema facilitado de pesquisa, capacidade de criar cursos para os youtubers e faixas de áudios para vídeos de diferentes idiomas.

Em uma publicação no Twitter nesta segunda-feira (19), o Google Índia anunciou um recurso piloto que permite pesquisar um vídeo no aplicativo de buscas. Ao pesquisar algo no buscador e para em resultados de vídeo, será possível tocar no botão “pesquisar no vídeo”.

publicidade

Leia também!

Com isso, após clicar nesse campo, o usuário podera digitar uma frase para checar se ela aparece na transcrição de áudio, gerada automaticamente pelo YouTube. Caso isso aconteça, o contexto poderá ser analisado e um código de tempo que simboliza o momento em que a frase é dita estará disponibilizado para ser selecionado.

publicidade

A funcionalidade não seria algo completamente inédito do Google, já que é possível realizar uma transcrição em vídeos do YouTube, ao utilizar a função de pesquisa na página do navegador. No entanto, o recurso trabalhado seria algo menos manual e mais dinâmico.

Além dessa novidade, o Google também está desenvolvendo o recurso “Cursos” que permitirá aos criadores do YouTube vender uma série de vídeos educacionais em seus conteúdos – materias complementares como PDFs e imagens também estarão disponíveis. Os cursos poderão ser oferecidos de forma gratuita e destinar os usuários para outras opções pagas através do material disponibilizado.

publicidade

Outra ferramenta pensada envolve tornar os vídeos do YouTube mais acessíveis em uma ampla variedade de idiomas. Com isso, o Google avalia ampliar a capacidade de ter diversas faixas de áudio em diferentes línguas, algo que funcionaria de forma semelhante ao que ocorre em plataformas de streaming e filmes: o usuário acessa as configurações e seleciona um idioma de preferência na lista.

Apesar do YouTube já apresentar uma capacidade de transcrever e traduzir legendas automaticamente, os testes do Google passam por otimizar essa tradução, trazendo experimentos com inteligência artificial (IA). Esses testes são acompanhados por serviços de dublagem e terceiros.

publicidade

De acordo com o Google, os recursos ainda estão sendo experimentados e não há previsão de lançamento para o sistema do YouTube. As apresentações dessas novidades ocorreram na Índia, onde acontecem os testes.

Informações via The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!