Taiwan investiga possibilidade do TikTok estar operando ilegalmente no país

Lei do país proíbe operações comerciais de plataformas de mídia social chinesas no país
Por William Schendes, editado por Adriano Camargo 20/12/2022 11h40, atualizada em 20/12/2022 12h35
TikTok
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O governo de Taiwan está investigando o TikTok por supostamente estar operando ilegalmente no país. A investigação ocorre no momento em que os Estados Unidos tentam banir a rede social de seu território.

Em comunicado, divulgado no último domingo (18), o Conselho de Assuntos do Continente afirmou que o TikTok é suspeito de realizar “operações comerciais ilegais” em Taiwan. A lei do país proíbe operações comerciais de plataformas de mídia social chinesas no país.

Leia mais:

Tiktok
(Imagem:DANIEL CONSTANTE / Shutterstock.com)

O órgão taiwanês disse à Reuters que até o momento o gabinete responsável trabalha em cima de uma suspeita de violação da lei. As autoridades estão investigando o caso.

“Nos últimos anos, o lado continental usou plataformas de vídeo curto como o TikTok para realizar operações cognitivas e infiltração contra outros países, e há um alto risco de o governo chinês estar coletando informações pessoais dos usuários”, disse o órgão.

Ainda de acordo com a Reuters, a ByteDance, empresa controladora do TikTok, disse que “não estabeleceu nenhuma entidade legal em Taiwan”.

Estados Unidos querem banir o TikTok

O senador americano Marco Rubio anunciou na última semana, um projeto de lei que proíbe o aplicativo TikTok nos Estados Unidos. Os membros da Câmara e do Senado explicam que a lei bloqueia transações com qualquer rede social da China, Rússia, Cuba, Irã, Coreia do Norte ou Venezuela, ou influenciadas por algum deles. O argumento usado é que estes aplicativos podem centralizar dados confidenciais dos usuários norte-americanos e enviá-los para o governo chinês. 

A Lei ANTI-SOCIAL do PCC, sigla que significa “Evitando a Ameaça Nacional de Vigilância na Internet, Censura e Influência Opressiva e Aprendizagem Algorítmica pelo Partido Comunista Chinês” destina-se a encerrar o acesso ao TikTok e outros aplicativos que teoricamente poderiam canalizar dados de usuários americanos para governos opressores, censurar notícias ou manipular o público de outra forma.

Para mais informações acesse a matéria completa.

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.