O governo de Taiwan está investigando o TikTok por supostamente estar operando ilegalmente no país. A investigação ocorre no momento em que os Estados Unidos tentam banir a rede social de seu território.

Em comunicado, divulgado no último domingo (18), o Conselho de Assuntos do Continente afirmou que o TikTok é suspeito de realizar “operações comerciais ilegais” em Taiwan. A lei do país proíbe operações comerciais de plataformas de mídia social chinesas no país.

publicidade

Leia mais:

Tiktok
(Imagem:DANIEL CONSTANTE / Shutterstock.com)

O órgão taiwanês disse à Reuters que até o momento o gabinete responsável trabalha em cima de uma suspeita de violação da lei. As autoridades estão investigando o caso.

publicidade

“Nos últimos anos, o lado continental usou plataformas de vídeo curto como o TikTok para realizar operações cognitivas e infiltração contra outros países, e há um alto risco de o governo chinês estar coletando informações pessoais dos usuários”, disse o órgão.

Ainda de acordo com a Reuters, a ByteDance, empresa controladora do TikTok, disse que “não estabeleceu nenhuma entidade legal em Taiwan”.

publicidade

Estados Unidos querem banir o TikTok

O senador americano Marco Rubio anunciou na última semana, um projeto de lei que proíbe o aplicativo TikTok nos Estados Unidos. Os membros da Câmara e do Senado explicam que a lei bloqueia transações com qualquer rede social da China, Rússia, Cuba, Irã, Coreia do Norte ou Venezuela, ou influenciadas por algum deles. O argumento usado é que estes aplicativos podem centralizar dados confidenciais dos usuários norte-americanos e enviá-los para o governo chinês. 

A Lei ANTI-SOCIAL do PCC, sigla que significa “Evitando a Ameaça Nacional de Vigilância na Internet, Censura e Influência Opressiva e Aprendizagem Algorítmica pelo Partido Comunista Chinês” destina-se a encerrar o acesso ao TikTok e outros aplicativos que teoricamente poderiam canalizar dados de usuários americanos para governos opressores, censurar notícias ou manipular o público de outra forma.

publicidade

Para mais informações acesse a matéria completa.