Nesta terça-feira (20), em seu segundo lançamento (e primeiro de caráter comercial, após um bem-sucedido voo de estreia institucional, ocorrido em julho), o foguete Vega-C, da Arianespace, sofreu uma grave anomalia.

Com isso, o veículo acabou desviando a rota planejada e desaparecendo dos radares do controle da missão na Terra

O lançamento acontece aos 14min49s do vídeo. Créditos: Arianespace

Devido ao incidente, a carga útil que o veículo levava foi declarada perdida. Ela continha dois satélites de observação da Airbus Defence and Space (Pleiades Neo 5 e 6), os últimos da série Pleiades Neo, que permitem criar imagens de qualquer ponto do planeta várias vezes ao dia com uma resolução de 30 cm.

O foguete foi lançado às 22h47 (pelo horário de Brasília), do espaçoporto europeu de Kouru, na Guiana Francesa. A decolagem ocorreu dentro do cronograma previsto, e as fases iniciais do voo pareciam sair conforme o planejado.

publicidade

No entanto, a telemetria mostrou que o veículo estava se desviando de sua trajetória planejada quatro minutos depois de deixar a Terra, durante a queima do segundo estágio (Zefiro-40). 

Problema para a Agência Espacial Europeia

Em comunicado, a Arianespace disse que o estágio começou a funcionar mal 2 minutos e 27 segundos após o lançamento. O voo continuou até a separação do segundo estágio e a ignição do terceiro estágio. Também atingiu a etapa de separação da carenagem da carga útil, quando atingiu uma altitude de 110 quilômetros e começou a descer.

“Após a decolagem e a ignição nominal do P120C, que é o primeiro estágio do Vega, uma subpressão foi observada no Zefiro-40, que é o segundo estágio do Vega”, disse Stéphane Israël, diretor-executivo da Arianespace, durante uma entrevista coletiva online concedida pouco depois do lançamento. “Após essa subpressão, observamos o desvio da trajetória e anomalias muito fortes, por isso, infelizmente, podemos dizer que a missão está perdida”.

Representação artística do foguete Vega-C no espaço. Imagem: ESA–J. Huart

Ele não forneceu detalhes adicionais sobre o problema. “Agora teremos que trabalhar com todos os nossos parceiros para entender melhor por que o Zefiro-40 não funcionou corretamente esta noite, desencadeando o fracasso da missão”, disse ele, pedindo desculpas à Airbus, o cliente do lançamento. 

Conforme destaca o site SpaceNews, esta falha representa um grande problema para a Agência Espacial Europeia (ESA), em um cenário de acalorada competição mundial no setor, liderada pela SpaceX. 

Leia mais:

Com o fim da parceria entre a União Europeia e a Rússia nos programas de exploração espacial, em razão da invasão do país à Ucrânia, os lançamentos de satélites europeus pelos foguetes russos Soyuz foram impedidos – razão pela qual foi utilizado o francês Vega-C nesta missão.

Esse lançamento foi o quinto e último de 2022 a partir do espaçoporto de Kourou.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!