A oferta de atualização gratuita para o Windows 10 oferecida pela Microsoft foi encerrada há seis anos – já estamos na era do Windows 11, inclusive -, mas parece os servidores de ativação do Windows não têm essa informação.

Dessa forma, usuários de Windows 7 e Windows 8.1 ainda podem solicitar o upgrade gratuito para o Windows 10, de forma oficial e sem fazer nenhuma “gambiarra” para isso.

Leia mais:

Fim do suporte a versões mais antigas do Windows

Uma atualização para o Windows 10 ou mesmo o Windows 11 se faz ainda mais importante, pois a Microsoft já anunciou o fim do suporte a versões do Windows inferiores à 10 no mês que vem.

publicidade

Também é possível adquirir a licença do Windows 10 Pro caso você possua uma chave de produto de edições business do Windows 7, 8 ou 8.1 (Pro/Ultimate). Vale salientar que o passo-a-passo também serve para atualizar seu PC para o Windows 11, embora PCs mais antigos possam não conseguir receber o OS atual da Microsoft por não atender os requisitos mínimos, como possuir o recurso de TPM na placa-mãe.

Como realizar upgrade para o Windows 10 em um PC antigo

Antes de mais nada, certifique-se de estar rodando uma versão genuína e ativada do Windows 7 (Home, Pro ou Ultimate), 8/8.1 (Home ou Business). Na sequência, verifique o seguinte:

  • Verifique se há atualizações de driver recentes, especialmente para hardware de rede e armazenamento;
  • Baixe e instale todas as atualizações de BIOS disponíveis para o seu hardware – esta etapa é especialmente importante para sistemas que foram originalmente projetados em 2017 ou antes, quando os fabricantes de hardware ainda estavam resolvendo problemas com o Windows 10;
  • Faça backup de seus arquivos de dados em disco rígido externo ou armazenamento em nuvem (ou ambos). Considere fazer backup completo do sistema em disco rígido externo usando o programa de backup do Windows 7, que também está disponível no Windows 8.x e Windows 10. Basta executar o comando Sdclt.exe no Executar e escolher a opção Criar imagem do sistema;
  • Desinstale temporariamente qualquer antivírus de terceiros e os utilitários de sistema de baixo nível que podem interferir na atualização. Você pode reinstalar esses programas após a conclusão da atualização;
  • Desconecte todos os dispositivos externos desnecessários, especialmente unidades flash USB (como pendrives) e discos rígidos externos (vários erros comuns de instalação podem ser atribuídos ao programa de instalação sendo confundido por essas unidades adicionais).

Tudo pronto, é hora de baixar o Windows 10 neste link e clicar em Download. Após, clique no executável para rodar a Media Creation Tool. Se você baixou a Media Creation Tool na máquina que planeja atualizar – e se planeja atualizar esse PC e apenas esse PC -, você pode escolher a opção Atualizar este PC agora.

Essa opção instala a versão mais recente do Windows 10. Normalmente, leva cerca de uma hora, dependendo de seu hardware (ter um SSD como unidade do sistema é a melhor maneira de acelerar o processo).

Se você sabe que deseja atualizar para o Windows 10 em mais de um PC ou se deseja apenas mais flexibilidade caso a atualização instantânea falhe, escolha a segunda opção e salve os arquivos de instalação em um pendrive ou como arquivo ISO.

O download demora um pouco, mas quando estiver concluído, você pode executar o programa de instalação do Windows manualmente para instalar o Windows 10 em qualquer PC executando qualquer versão compatível do Windows. As etapas exatas dependem de qual opção de download você escolheu:

  • Pendrive: Insira o pendrive recém-criado no PC que deseja atualizar. Em seguida, abra o Windows Explorer e clique duas vezes em Setup para instalar o Windows 10. Observe que você não pode inicializar a partir da unidade recém-criada para executar atualização para o Windows 10. Você deve executar o programa de instalação do Windows 10 da sua cópia atualmente instalada e ativada do Windows.
  • Arquivo ISO: Após a conclusão do download, você precisará montar o arquivo ISO e abri-lo em uma janela do Windows Explorer. Em PC com Windows 8.1 em diante, você pode clicar duas vezes no arquivo ISO para abri-lo como unidade virtual. Em PC com Windows 7, você precisará instalar um utilitário de terceiros, como o WinCDEmu ou Daemon Tools. Depois de montar o arquivo ISO, clique duas vezes em Setup para iniciar o processo de instalação.

Em seguida, basta seguir as instruções para concluir a atualização para o Windows 10. Não será solicitada uma chave de produto e, quando a atualização for concluída e você estiver conectado à Internet, você terá uma licença digital válida para o versão mais recente do Windows 10, que você pode confirmar acessando Configurações > Atualização e segurança > Ativação. Todos os seus aplicativos e arquivos de dados estarão disponíveis.

Se seu PC tiver esta informação, é sinal de que o processo correu como o esperado (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

A licença digital está associada a esse dispositivo específico, o que significa que você pode reformatar o disco e realizar instalação limpa da mesma edição do Windows 10 a qualquer momento (se você está pensando em atualizar sua unidade de sistema antiga para um SSD, execute a atualização para o Windows 10 no hardware antigo; após confirmar que a nova versão do Windows 10 está ativada corretamente, instale o SSD e restaure a partir de imagem de backup ou inicialize a partir do pendrive para fazer instalação limpa. Você não precisará de chave de produto e a ativação é automática)

Como saber se minha licença é válida?

Se você aproveitar esta atualização para o Windows 10, a licença resultante é válida? Toda a oferta de “atualização gratuita” nunca foi totalmente clara, o que também acontece com relação à oferta atual. Veja um print do FAQ do Windows 10:

O FAQ do Windows 10 “vende ” a ideia de que o processo se encerrou em 2016, o que contradiz a verdade (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

A questão é se a Microsoft desativará o código em seus servidores de ativação que dispensam licenças digitais após atualização de versão anterior do Windows. Por enquanto, o processo funciona.

E você, leitor do Olhar Digital, tentou realizar o processo? Comente abaixo suas impressões (lembrando que a atualização também serve para o Windows 11).

Originalmente publicado pelo ZDNET

Imagem destacada: rvlsoft/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!