Vela futurista e mais eficiente pode revolucionar a navegação comercial

A novidade da Econowind é uma vela dobrada que pode girar em torno de seu próprio eixo
Gabriel Sérvio22/12/2022 18h02, atualizada em 23/12/2022 20h44
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No caminho rumo ao transporte com emissão zero, o setor marítimo, considerado um mais difíceis de descarbonizar, pode tirar proveito de uma das formas mais puras de energia: o vento. A energia eólica pode se tornar a chave para acelerar a transição dos navios de transporte para operações mais sustentáveis. 

Enquanto algumas empresas já usam navios de madeira equipados com velas para transportar mercadorias à moda antiga, outras querem combinar as velas com outros sistemas de propulsão. A Hartel Shipping & Chartering é uma dos nomes que está testando a ideia.

  • A empresa está construindo três embarcações que combinam um trem de força a diesel e elétrico com um novo sistema de velas chamado de VentiFoil.
  • Criado pela Econowind, o conceito é uma versão futurista e mais eficiente das velas antigas.
  • A novidade é definida como “uma asa de sucção não rotativa com respiradouros e ventilador interno” 
  • Basicamente, é um tipo de vela dobrada que pode girar em torno de seu próprio eixo
Imagem: Econowind/Divulgação

Todos serão cargueiros que vão operar em regiões costeiras, normalmente realizando operações de curta distância. A potência principal das embarcações será fornecida por dois motores elétricos que geram 759 kW no total, o suficiente para mover os gigantes de 89,4 metros com capacidade de carregar 5.530 metros cúbicos de mercadoria a bordo.

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Segundo a empresa de navegação, a configuração de motores sozinha já gera uma economia de 35% em gasto com combustível.

A Hartel diz ainda que a primeira embarcação já está quase pronta para receber o VentiFoil, que corta o consumo de combustível em mais 12%. No fim, os navios poderão navegar com quase 50% menos emissões de gases na atmosfera.

Imagem principal: Hartel Shipping/Divulgação

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Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.