Você já teve a curiosidade de saber quanto pesa uma nuvem? Será que é possível descobrir? E, se sim, como isso é feito? Certamente, não é por meio de uma balança gigante.

Primeiro, vamos entender o que é a nuvem.

publicidade
O peso das nuvens depende de seu tipo. Imagem: MADSOLAR – Shutterstock

Nuvens são compostas por minúsculas partículas de água que flutuam sobre camadas de ar quente, que são produto da condensação do vapor d´água. Os três tipos mais comuns de nuvens são:

  • Cirrus: Nuvens altas, que ocupam posições de até 6.000 m, finas e formadas por cristais de gelo;
  • Cumulus: Nuvens densas de desenvolvimento vertical, que apresentam contornos salientes e base plana. Esse tipo de nuvem indica tempo bom;
  • Stratus: Nuvens baixas, que ocupam posições de até 2.000 m, de cor acinzentada e que podem causar chuviscos.

Existem também as variações cirrocumulus, cirrostratus, altocumulus, altostratus, nimbostratus, stratocumulus e cumulonimbus.

publicidade

Como descobrir o peso de uma nuvem?

Existem algumas maneiras de verificar o peso de uma nuvem. A primeira é pesar o vapor de água que a compõe – e para fazer isso, “você precisa saber algo sobre as dimensões da nuvem”, explicou o hidrólogo Armin Sorooshian, da Universidade do Arizona, nos EUA, ao site Live Science. “Você também tem que saber o quão densamente embaladas as gotículas são”.

Vários anos atrás, Margaret LeMone, cientista atmosférica do Centro Universitário de Pesquisa Atmosférica (SCIED) em Boulder, no estado norte-americano do Colorado, se perguntou sobre o peso da água em uma nuvem cumulus média. 

publicidade

Então, ela fez as contas. Primeiro, mediu o tamanho da sombra de uma nuvem e estimou sua altura, assumindo uma forma aproximadamente cúbica. As nuvens não são tipicamente em forma de cubo, mas as nuvens cumulus são frequentemente tão altas quanto largas, então essa suposição ajudou a agilizar o cálculo do volume.

A partir disso, com base em pesquisas anteriores, ela estimou a densidade das gotículas de água em cerca de 1/2 grama por metro cúbico, chegando ao valor aproximado de 550 toneladas de água. Isso é quase o peso de 100 elefantes suspensos sobre nossas cabeças!

publicidade
Créditos: Genova – Shutterstock (fundo) / gratispng (elefantes) / Edição: Olhar Digital

Obviamente, nem todas as nuvens têm esse peso. Por exemplo, “as nuvens cirrus são muito mais leves, porque têm muito menos água por unidade de volume”, disse LeMone. Já as nuvens cumulonimbus (os montes escuros que vemos pouco antes de uma tempestade) tendem a ser muito mais pesadas.

No entanto, “todo o volume da nuvem não são apenas as gotículas; há também ar”, disse Sorooshian. 

Leia mais:

100 elefantes caindo do céu

Se as nuvens são tão pesadas, por que elas não caem? Segundo LeMone, a gota de água média em uma nuvem é cerca de 1 milhão de vezes menor do que uma gota de chuva – aproximadamente a proporção de tamanho da Terra para o Sol. 

Correntes de vento de alta altitude sopram essas minúsculas gotículas, mantendo-as no ar por muito mais tempo do que se fossem estáticas.

A convecção de calor também ajuda a manter as gotas no ar. “Uma nuvem é realmente menos densa do que o ar diretamente abaixo dela”, disse Sorooshian. À medida que o ar quente (e a água morna) sobe, torna-se mais flutuante do que o ar frio (e a água fria) abaixo dele, como uma camada de espuma em cima de um café com leite.

Claro, pode-se dizer que as nuvens “caem” na forma de chuva. Quando as gotículas de nuvens esfriam e se condensam umas nas outras, elas crescem, eventualmente se tornando tão pesadas que despencam na Terra. 

Embora uma gota de chuva seja muito maior do que uma gota de nuvem, cada gota de chuva ainda tem apenas 2 milímetros de diâmetro, de acordo com o SCIED.

Essas pequenas gotas espalham suficientemente o peso para que 550 toneladas de água não caiam de uma só vez sobre nossas cabeças – ou 100 elefantes!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!