Siga o Olhar Digital no Google Discover
Nos últimos anos, a web vem sendo tomada pela onda de vídeos curtos nas redes sociais. A nova tendência pode ser vista praticamente em todas as plataformas, especialmente no TikTok e no Instagram, por meio da aba Reels.
Ofertas
Por: R$ 56,90
Por: R$ 25,55
Por: R$ 3.443,33
Por: R$ 39,90
Por: R$ 2.499,90
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 3.439,00
Por: R$ 1.888,99
Por outro lado, muitas vezes, os vídeos vão sendo exibidos aleatoriamente no feed do usuário, sem ocorrer um critério preciso de escolha dos conteúdos. No entanto, é possível contornar esse problema no Reels do Instagram.
Leia também!
- Apesar do sucesso, TikTok ainda está atrás do Instagram na preferência dos anunciantes
- Messi tem a foto mais curtida da história do Instagram após título da Copa
- Responsável pela foto mais curtida do Instagram conta história da imagem
Toda essa seleção de vídeos do Reels está envolvido por um algoritmo trabalhado pelo Instagram. No sistema, a plataforma descreve o processo: “Primeiro fornecemos os Reels que achamos que você pode gostar e, em seguida, os encomendamos com base em quão interessantes achamos que são para você.”
Nesse sentido, é necessário lembrar que a maioria dos vídeos do Reels que são apresentados na tela são de contas que não seguimos no Instagram e por isso, o unfollow em influenciadores não seria uma ação certeira. Além disso, pular alguns conteúdos pode ser cansativo e muitos usuários deixam os vídeos rolarem automaticamente.

Com isso, a possibilidade de selecionar seus conteúdos prediletos pode vir por meio do ícone “Não tenho interesse” nas postagens. Ao marcar esse campo, o Instagram “fará o possível para não mostrar recomendações semelhantes no futuro”
“As previsões mais importantes que fazemos são a probabilidade de você assistir a um Reels até o fim, gostar, dizer que foi divertido ou engraçado e ir para a página de áudio”, afirma a plataforma.
Dessa forma, caso o usuário se depare com um vídeo que se encaixe na preferência dele ou pelo menos, perto disso, é necessário assistir ao Reels até o final. É essencial que isso ocorra, mesmo que a pessoa se questione se ela realmente quer ver todo aquele conteúdo.
Outra questão analisada pelo Instagram é a interação do usuário com o vídeo e o criador do conteúdo. Caso você se envolva com o Reels por meio de curtidas e comentários, isso é seriamente levado em conta pela rede social – salvar vídeos também ajuda. As atividades e histórico de interação com o criador orientam o algoritmo e por isso, é importante também entrar nos perfis dos autores dos vídeos e realizar alguma interação, como curtir as postagens.

Para aqueles que não costumam utilizar a ferramenta Close Friends (Amigos Próximos) do Instagram, adicionar os criadores do Reels nessa aba também funciona. Segundo a plataforma, o Close Friends “foi projetado como uma forma de permitir que você compartilhe apenas com as pessoas mais próximas a você, mas também priorizaremos esses amigos no Feed e nos Stories”.
Assim, mesmo que muitos usuários não tenham controle sobre o tempo que gastam nas redes sociais como o Instagram, podemos notar que é possível ao menos controlar os conteúdos que são compartilhados pelo algoritmo do Reels.
Informações via Mashable
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!