O conceito de alma está presente em inúmeras religiões, e não é novidade que a religião e a ciência não costumam andar lado a lado. De acordo com a ciência a alma não existe, pelo menos nunca foi provada a existência dela. Entretanto, nem por isso, pesquisadores de fazer experimentos para descobrir mais sobre ela, uma das questões que eles tentaram descobrir é: quanto pesa a alma?

É muito difundido que a alma pesa 21 gramas, essa ideia se tornou tão conhecida que até virou nome de um filme de 2003. A história surgiu na virada do século 19 para o 20 em Boston nos Estados Unidos. Duncan MacDougall era um respeitado médico da época, quando questionou: se as almas existem, elas devem ocupar algum espaço, e se elas ocupam espaço devem pesar alguma coisa.

Para descobrir se estava certo, MacDougall fez um experimento muito maluco. Ele apontou que se a alma estava unida ao corpo até a morte, quando isso acontecesse ele poderia detectar a diferença na massa da pessoa.

“Uma vez que… a substância considerada em nossa hipótese está ligada organicamente ao corpo até que a morte ocorra, parece-me mais razoável pensar que deve ser alguma forma de matéria gravitacional e, portanto, capaz de ser detectada na morte por pesagem de um humano estar no ato da morte”

Duncan MacDougall em seu artigo de 1907

Para comprovar sua ideia ele fez uma parceria com Dorchester’s Consumptives ‘Home, um hospital de tuberculose avançada, doença sem cura na época. MacDougall construiu um equipamento capaz de pesar um paciente moribundo até o momento de sua morte. Ele  escreveu em seu artigo que a escolha da doença para o experimento era porque as pessoas morriam em “grande exaustão” e sem movimento para atrapalhar a pesagem.

O resultado do experimento

A primeira morte aconteceu em 10 de abril de 1901, e o médico notou queda repentina de 0,75 onças (21 gramas). E com essa diferença de massa da morte de uma única pessoa surgiu a lenda de que a alma pesa 21 gramas, mesmo que o resultado de outros pacientes dessem completamente diferente ou errado.

• paciente 1: queda repentina de 21 gramas
  • paciente 2: queda de 14 gramas 15 minutos depois da morte
  • paciente 3: queda repentina de 14 gramas e um minuto depois de 28 gramas
  • paciente 4: balança não estava bem calibrada
  • paciente 5: queda de 10,6 gramas, mas a balança apresentou problemas posteriores
  • paciente 6: morreu enquanto MacDougall montava o equipamento.

Depois disso o médico ainda realizou os testes com 15 cachorros mas nenhuma queda de massa foi detectada. Ele escreveu que isso significava que os cachorros não iam todos para o céu. O experimento de MacDougall levanta muitas dúvidas se ele conseguiu provar de fato alguma coisa. Além de ter uma amostragem muito pequena, os testes realizados por ele eram bastante excêntricos.

Outros experimentos sobre a alma

Outros experimentos malucos para pesar a alma e provar sua existência também foram realizados e sugeridos. alguns desses experimentos são relatos no livro de Mary Roach “Spook – Science Tackles the Afterlife”. Um deles aconteceu em 2000 quando um fazendeiro pesou a alma de 12 ovelhas e constatou que os animais ganhavam de 30 a 200 gramas no momento de sua morte, mas retornavam aos pesos originais após alguns segundos.

Outro dos experimentos é ainda mais esquisito. Esse experimento foi sugerido por Gerry Nahum, um engenheiro químico, e usava a famosa equação de Albert Einstein E = mc² como base. Segundo Nahun, a alma ou a consciência estavam associadas à informação, que equivale a uma certa quantidade de energia. Essa energia poderia ser pesada com instrumentos eletromagnéticos super sensíveis. Entretanto Nahum, não conseguiu financiamento para seguir com sua pesquisa.