YouTube testa lista de reprodução no iOS e Android; saiba mais

Disponível na versão web da plataforma, a nova ferramenta "Fila" chega ao aplicativo nos dispositivos móveis e pode ser acessada pelos assinantes da versão Premium
Por Luann Motta Carvalho, editado por Matheus Barros 26/12/2022 11h03
youtube-shutterstock-programa-de-certificacao-profissionais-saude-medicina-1920x1080
Warsaw, Poland - 10.06.2020: Youtube app on the smartphone. Youtube videos and films. Video streaming. Surrounded by true wireless earbuds. Watching films with Galaxy Buds - TWS.
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O YouTube está testando um sistema que oferece filas de vídeos pelo iOS e Android. O recurso foi disponibilizado na versão web anos atrás e a plataforma do Google visa adicionar conteúdos que formariam uma lista de reprodução temporária pelo aplicativo em celulares.

Ao observar os testes do YouTube, é possível ver que o usuário poderá ativar o recurso por meio de uma nova aba “Reproduzir o último da fila” no menu de três pontos que aparece nas miniaturas de vídeo. Com isso, o vídeo seria adicionado ao final da lista ou seria criada uma nova fila, caso nenhum conteúdo esteja sendo assistido no momento.

Leia mais:

Em seguida, após o vídeo terminar, o app iniciará a reprodução dos próximos vídeos, sendo possível reorganizar a fila e remover alguns conteúdos. Caso o usuário opte por fechar o player, a fila será excluída – o app avisará ao usuário que isso vai ocorrer.

Até o momento, o YouTube disponibilizou a ferramenta para os assinantes do Premium da plataforma. Caso o usuário esteja inscrito no plano e não recebeu uma tela informativa do serviço sobre o recurso, é possível ativá-lo de forma manual, através do campo “Experimentar novos recursos” – basta abrir as configurações na foto de perfil que fica no campo superior da interface.

Página do novo recurso no app do YouTube. Imagem: Reprodução/YouTube/The Verge

Segundo a página da funcionalidade, os testes vão ocorrer até o dia 28 de janeiro. Além disso, a questão também não garante que os usuários comuns do YouTube vão receber a oportunidade de colocar vídeos na fila em breve.

Nesse sentido, o YouTube procura incentivar os usuários a ativarem a versão Premium, adicionando novas capacidades e vantagens aos assinantes. Assim, a ferramenta de lista de vídeos deve receber mais novidades futuramente.

Informações via The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Luann Motta Carvalho é estudante de Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense e atua profissionalmente na área desde 2020. Atualmente é redator da editoria de Internet e Redes Sociais.

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.