A inteligência artificial está se tornando mais popular e adentrando o mundo da literatura. Agora a IA está sendo usadas para produzir livros, a fim de otimizar a produção. 

A autora Jennifer Lepp, que o pseudônimo Leanne Leeds, escreve livros de mistérios paranormais com ajuda de IA. Ela falou em uma entrevista ao The Verge sobre curiosidades da sua forma de escrita e o que ela acha da ferramenta ChatGPT para realizar este trabalho. Atualmente ela usa a plataforma GPT-3 Sudowrite para escrever. A versão é paga e dá dicas de escrita em blogs. 

publicidade

Leia mais:

“Definitivamente ainda estou lutando e acho que estou lutando um pouco mais publicamente. Na maioria das vezes, as pessoas antes meio que reviravam os olhos – acho que não entendiam para que as pessoas estavam usando IA. Chat GP3 explodiu . Em todos os grupos privados de autores em que participo, há algum tipo de discussão acontecendo sobre isso”, disse ela.

publicidade

“A ferramenta faz sinopses muito bem, eu odeio fazer sinopses, e tenho que pagar alguém para fazer sinopses. E sinopse não é escrever, então vou usá-lo para sinopse. Ou: ‘Bem, vou fazer com que ele me ajude a fortalecer minha trama porque odeio tramar, mas trama muito bem, então vou usá-lo para isso’. Ou: ‘Você sabia que, se pedir para revisar, ele se certificará de que está gramaticalmente correto?'”.

Jennifer Lepp

Ela explicou como incorporou o ChatGPT ao seu trabalho: “No momento, eu o uso para títulos e enredos – especificamente enredos de mistério. E sinopses. Basicamente, comecei apenas dizendo quem sou e do que preciso. Estou escrevendo um mistério paranormal que se passa na pequena cidade de Table Rock, Texas. Tem uma detetive amadora. Este é o nome dela. Preciso de uma vítima de assassinato. Eu preciso de como eles foram mortos. Preciso de quatro suspeitos de assassinato com informações sobre por que são suspeitos e como são inocentados. E então me diga quem é o assassino culpado. E a inteligência artificial fará exatamente isso”.

publicidade

“Estou realmente preso no meio, imaginando para onde vai. Definitivamente, não quero encorajar as pessoas que não se sentem confortáveis ​​em usá-lo a usá-lo. Eu acho que vai vazar para a vida deles. Já está vazando em todos os nossos outros softwares, então acho que vai ser muito difícil fugir disso. Mas eu definitivamente não sei onde tudo isso está indo. O ChatGPT me chocou muito. Eu pensei: ‘Bem, vai levar três ou quatro anos e vai melhorar’. Então veio o ChatGPT e, meu Deus, isso é muito melhor! Já se passaram seis meses! O progresso é tão incrivelmente rápido e tão poucas perguntas foram realmente respondidas”, concluiu Jennifer Lepp.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!