Os superiates costumam chamar a atenção pela extravagância. Um deles é o Asean Lady. Apesar do formato incomum, a embarcação não é exatamente nova. Fabricado em 2004, o modelo é um iate luxo que ganhou vida na China e pertence a Vincent Tan, um empresário multimilionário da Malásia.

  • Sua silhueta foi inspirado no Proa, um veleiro tradicional com casco duplo de comprimentos e formas diferentes usado há séculos pelos indígenas do Pacífico Sul.
  • O resultado foi uma enorme embarcação de 88 metros que pode acomodar até 18 ocupantes em oito cabines de luxo.
  • O formato especial ajudou a contornar limitações dos iates comuns, como restrições de espaço, estabilidade e ruído.
  • A embarcação se move para frente, para trás e pode até “andar de lado” como um caranguejo, sendo surpreendentemente fácil de atracar.
  • O Asean Lady também possui muita potência a bordo. Seu motor Caterpillar gera 2.000 cavalos, o suficiente para navegar até 28 km/h (15 nós). 
  • No modo de velocidade econômica, o iate pode percorrer impressionantes 18.520 km (ou 10 mil milhas náuticas).
Superiate Asean Lady.
Imagem: Worth Avenue Yachts/Divulgação

A experiência a bordo corresponde à de um resort de luxo, com amplas áreas de socialização e até um heliporto. Como era de se esperar, a suíte master é a mais impressionante, com varanda privativa e um escritório de 160 metros quadrados.

Superiate Asean Lady.
Imagem: Worth Avenue Yachts/Divulgação

Veja também:

O Asean Lady entrou no mercado em 2021 e ainda não encontrou um comprador. Segundo a Worth Avenue Yachts, o proprietário, dono de um dos maiores grupos imobiliários da Malásia e de vários clubes esportivos, está disposto a se desfazer do “brinquedo” por US$ 27 milhões, cerca de R$ 142,2 milhões em conversão direta.

publicidade

Curiosamente, a capacidade de estabilidade do iate foi posta à prova logo após a sua construção, quando passou intocado por um tsunami em Phuket, na Tailândia, em dezembro de 2004. Para saber mais sobre a embarcação, confira o vídeo abaixo.

Imagem principal: Worth Avenue Yachts/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!